Leia também:
X Covid: Após alta de casos, Jacinda Ardern adia casamento

OMS: Após Ômicron, é possível que pandemia acabe na Europa

Órgão avalia que o continente pode alcançar imunidade global com o avanço da variante e a vacinação

Pleno.News - 23/01/2022 19h45 | atualizado em 24/01/2022 09h40

Europa pode estar se aproximando do fim da pandemia Foto: EFE/EPA/Andy Rain

A variante Ômicron do novo coronavírus deu lugar a uma nova fase da pandemia de Covid-19 na Europa e poderá acelerar o seu fim, disse o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa. Segundo ele, a variante ainda poderá infectar 60% dos europeus antes de março.

– É plausível que a região esteja se aproximando do fim da pandemia – disse Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, à AFP, embora ele tenha pedido cautela em face da versatilidade do vírus.

– Assim que a onda [da] Ômicron diminuir, haverá uma imunidade global por algumas semanas e meses, seja por causa da vacina ou porque as pessoas terão sido imunizadas pela infecção, e também [haverá] uma queda por causa da sazonalidade – disse ele.

A OMS espera “um período de calma antes do possível retorno da Covid-19 no final do ano, mas não necessariamente o retorno da pandemia”.

Na África do Sul, onde a variante Ômicron foi detectada pela primeira vez, novos casos vêm diminuindo nas últimas quatro semanas.

Em uma linha semelhante, o conselheiro da Casa Branca para pandemias nos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse neste domingo (23) que poderia haver uma reviravolta na situação dos Estados Unidos. Fauci afirmou que a atual onda de Ômicron estava atingindo o pico nacional nos Estados Unidos e que os casos de coronavírus poderiam cair para níveis gerenciáveis nos próximos meses.

– O que esperamos é que, à medida que chegarmos nas próximas semanas ou meses, veremos em todo o país o nível de infecção aumentar abaixo do que chamo de área de controle – disse Fauci em uma entrevista à rede americana ABC.

*AE

Leia também1 Covid: Após alta de casos, Jacinda Ardern adia casamento
2 De spray a pílula, cientistas miram 2ª geração de vacinas contra Covid
3 Nota técnica da Saúde diz que cloroquina é eficaz e vacinas não
4 EUA cancelam 44 voos da China em resposta a Pequim
5 Produção de CoronaVac só deve ser retomada sob encomenda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.