Leia também:
X Covid: Europa lança vacinação para crianças de 5 a 11 anos

Ômicron representa risco global “muito alto”, diz OMS

Dados sobre gravidade, no entanto, são limitados

Pleno.News - 13/12/2021 16h17 | atualizado em 13/12/2021 16h35

O governo do Reino Unido advertiu o público de que o país enfrenta uma ‘onda’ de infecções por Ômicron Foto: EFE / EPA / ANDY RAIN

A variante Ômicron do coronavírus, confirmada em mais de 60 países, representa risco global “muito alto”, com evidências de que ela foge à proteção vacinal, mas os dados clínicos sobre sua gravidade continuam limitados, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Ômicron está rodeada de incertezas consideráveis. Detectada pela primeira vez no mês passado na África do Sul e em Hong Kong, ela tem mutações que podem levar a uma maior transmissibilidade e a mais casos de Covid-19, informou a OMS em resumo técnico divulgado nesse domingo (12).

– O risco geral relacionado à nova variante de preocupação Ômicron permanece muito alto por uma série de razões – disse a entidade, reiterando a avaliação inicial que fez da cepa em 29 de novembro.

– E, em segundo lugar, as evidências preliminares sugerem potencial fuga imunológica humoral contra infecções e altas taxas de transmissão, o que poderia levar a novos surtos com graves consequências – acrescentou a organização, referindo-se à potencial capacidade do vírus de escapar da imunidade proporcionada pelos anticorpos.

A OMS citou algumas evidências preliminares de que o número de pessoas reinfectadas com o vírus aumentou na África do Sul.

Embora as descobertas preliminares na África do Sul sugiram que a Ômicron possa ser menos grave que a variante Delta (atualmente dominante em todo o mundo) e todos os casos relatados na região da Europa tenham sido leves ou assintomáticos, ainda não está claro até que ponto a Ômicron pode ser inerentemente menos virulenta, conforme disse a OMS.

– São necessários mais dados para entender o perfil de gravidade. Mesmo que a gravidade seja potencialmente menor do que para a variante Delta, é esperado que as hospitalizações aumentem como resultado do aumento da transmissão. Mais hospitalizações podem representar um fardo para os sistemas de saúde e levar a mais mortes.

Mais informações sobre a nova variante são esperadas nas próximas semanas, afirmou a OMS.

*Agência Brasil

Leia também1 Covid: Europa lança vacinação para crianças de 5 a 11 anos
2 Pacientes de Brasília infectados pela Ômicron estão curados
3 China detecta primeiro caso da variante Ômicron no país
4 Reino Unido confirma morte pela Ômicron, a 1ª no mundo
5 SP confirma 4º caso da Ômicron em idoso que não viajou

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.