Leia também:
X Bolsonaro diz a Biden que quer eliminar desmatamento ilegal

Olimpíada: Líder político diz que cancelamento é possibilidade

A persistência da pandemia e os repentinos focos de contágio alteram os preparativos para os Jogos

Pleno.News - 15/04/2021 09h25 | atualizado em 15/04/2021 09h38

Olimpíada de Tóquio 2020 foi adiada no ano passado devido à Covid-19 Foto: EFE/EPA/Kimimasa Mayama

O número 2 do principal partido que governa o Japão afirmou nesta quinta-feira (15) que os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus, podem ser cancelados como último recurso, no momento em que o país enfrenta um novo surto de casos da Covid-19.

– Precisamos cancelar sem hesitação se eles [os Jogos] não forem mais possíveis – declarou Toshihiro Nikai, em uma entrevista ao canal de TV japonês TBS.

– Se os contágios se propagarem por causa das Olimpíadas, não sei para que servem as Olimpíadas – acrescentou o secretário-geral do Partido Liberal Democrata (PLD).

Ele disse, no entanto, que vê os Jogos Olímpicos como uma “oportunidade” e que é “importante para o Japão fomentar o entusiasmo com o apoio da população”.

– Definitivamente, queremos fazer [dos Jogos] um sucesso. Para isso, há vários problemas que precisam ser resolvidos. É importante resolvê-los um por um – comentou Nikai.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, interpretou as palavras de Nikai, liberadas a 99 dias da cerimônia de abertura, marcada para 23 de julho, como “uma opção”.

– Eu considero uma mensagem de ânimo forte para conter o coronavírus por todos os meios – disse.

O ministro japonês responsável pela campanha de vacinação citou a possibilidade de celebrar os Jogos sem público, poucas semanas depois do anúncio da proibição de torcedores estrangeiros.

– Organizaremos os Jogos Olímpicos de maneira realista. Pode ser que não tenhamos espectadores – disse Taro Kono, em entrevista ao jornal japonês Asahi.

Apesar das garantias do Comitê Organizador, a persistência da pandemia e os repentinos focos do novo coronavírus alteram os preparativos para os Jogos, alimentando a incerteza sobre se será possível ou conveniente celebrar o evento esportivo.

Tóquio e outras cidades japonesas adotaram novas restrições sanitárias e eventos-teste olímpicos foram adiados. A vacinação no país avança em ritmo lento: 1,1 milhão de habitantes receberam uma dose, em uma população de 126 milhões.

Apesar dos obstáculos, o vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o australiano John Coates, declarou na quarta-feira (14) que a organização não contempla de nenhuma maneira um cancelamento.

– Claro que estamos preocupados, claro que a segurança continua sendo nossa prioridade, mas pensamos que estamos preparados para as piores situações – afirmou Coates.

*Estadão

Leia também1 TV Aberta: SBT fecha acordo e poderá transmitir Copa América
2 Conmebol recebe 50 mil vacinas e quer imunizar todos jogadores
3 Vice-presidente do Flamengo e auxiliar do Palmeiras trocaram socos
4 Jogos de Tóquio: Mais de 70% dos japoneses querem cancelamento
5 Pelé cita relação com Maradona e disputa pelo melhor do mundo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.