Leia também:
X Diplomata é detido tentando furtar livro de prédio histórico

Objetos de Hitler são doados a museu para evitar neonazistas

Empresário libanês comprou as peças para doá-las ao Museu do Holocausto

Camille Dornelles - 09/12/2019 15h34 | atualizado em 09/12/2019 15h36

Abdallah Chatila, empresário libanês que comprou as peças pertencentes a Hitler Foto: EFE/Abir Sultan

Uma cartola que pertenceu a Adolf Hitler, assim como outros objetos do líder do regime nazista na Alemanha, comprados por um empresário libanês, Abdalah Chatila, foram doados para o Museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, em Israel.

O libanês é judeu e afirmou que comprou as peças já pensando em doá-las. Os itens que adquiriu, Chatila doou para a organização judaica Keren Hayesod, que por sua vez, os encaminhou para o Museu do Holocausto.

– Podiam cair nas mãos erradas, não tinha outra opção, que não ajudar. Tentei impedir o leilão, mas como não pude, comprei algum dos objetos – explicou Abdalah Chatila, em entrevista à agência de notícias internacionais Efe.

O presidente do museu, Avner Shalev, reconheceu que se trata de artigos “muito sensíveis”, mas que a intenção de tê-los na coleção é, justamente, evitar que sejam obtidos por neonazistas.

Chatila explicou que todos os objetos ainda estão na Alemanha e chegarão até o fim do ano em Israel, quando terminar o processo de verificação, assim como os trâmites burocráticos necessários para o transporte.

No mês passado, a casa Hermann Historica, em Munique, leiloou um exemplar do Mein Kampf (Minha Luta, livro escrito por Hitler e que aponta os princípios do nazismo) por cerca de 130 mil euros, uma cartola por 50 mil euros, entre outros objetos, como uma fotografia com dedicatória para um amigo, uma carta escrita pelo próprio Hitler, em 1908, talheres, caixa de cigarros e uma máquina de escrever.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Entidades vão processar IstoÉ por matéria antissemita
2 Igreja de cidade alemã retira sino dedicado a Hitler
3 Guedes compara atividade dos sindicatos ao nazifascismo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.