Leia também:
X Nicolás Maduro desembarca em Brasília para reunião com Lula

Jornal O Globo é alertado no Twitter após omitir informação

Reportagem não informou que trans estava sem roupa perto de uma escola com crianças

Paulo Moura - 29/05/2023 10h12 | atualizado em 29/05/2023 14h26

Trans durante abordagem em Milão Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma reportagem do jornal O Globo sobre uma brasileira trans agredida em Milão, na Itália, publicada no último dia 25 de maio, recebeu um alerta da ferramenta de verificação de notícias da comunidade do Twitter após omitir dados relevantes sobre o caso. O fato em questão aconteceu na última quarta-feira (24) e gerou repercussão tanto no Brasil quanto na Itália.

No conteúdo divulgado pelo veículo brasileiro, consta que “uma mulher transexual brasileira foi agredida por policiais de Milão” e que o caso teria acontecido perto de uma “escola primária da cidade”. O jornal diz ainda que, de acordo com o jornal italiano L’Espresso, a trans “perambulava pelas ruas” e ameaçava transeuntes, dizendo que “transmitiria HIV”.

Após ser detida, segundo O Globo, “ela teria dado cabeçadas nos policiais” e “após fingir que estava desmaiada, teria fugido a pé até o local onde o vídeo foi gravado”.

Publicação do jornal O Globo recebeu um alerta do Twitter Foto: Reprodução/Twitter

O QUE NÃO HÁ NA MATÉRIA DO JORNAL O GLOBO
Apesar de a matéria ter sido publicada pelo jornal O Globo na última quinta-feira (25), um dia depois da abordagem policial e da veiculação do caso na imprensa italiana, alguns detalhes importantes do ocorrido não estão presentes na reportagem do veículo brasileiro, nem mesmo no texto atualizado e disponível atualmente na internet.

Uma dessas informações é o fato de a trans ter se despido no meio da rua, perto de uma escola, na hora em que as crianças entravam para o início das aulas, conforme consta em reportagem detalhada do caso publicada pelo jornal Il Giorno, um dos principais veículos de imprensa de Milão. O diário italiano narra que os pais dos alunos denunciaram a conduta da trans.

Outro dado que não consta no jornal brasileiro é a posição da polícia sobre o caso. Também de acordo com o italiano Il Giorno, o secretário do Sindicato dos Policiais Municipais (Sulpm), Daniele Vincini, disse que a “polícia cumpriu o seu dever, impedindo que aquela pessoa agredisse as crianças de uma escola”. Dois policiais ficaram feridos durante a operação.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Polícia achou veneno em casa de suspeita de enviar bombons
2 Suspeito de matar Jeff Machado é ex-funcionário da Globo
3 Nicolás Maduro desembarca em Brasília para reunião com Lula
4 Turquia reelege Erdogan para mais cinco anos no poder
5 Comitiva de ministra da Saúde à Suíça custou R$ 448 mil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.