Leia também:
X ‘Não vamos permitir uma guerra nuclear’ promete Biden na ONU

Novo forte terremoto atinge 5 estados do México; há mortos

Abalo sísmico de magnitude 6,9 ocorreu nesta quinta-feira

Pleno.News - 22/09/2022 08h42 | atualizado em 22/09/2022 12h07

Novo forte terremoto atinge cinco estados do México; há mortos Foto: EFE/ Sáshenka Gutiérrez

Nesta quinta-feira (22), um novo terremoto, de magnitude 6,9, foi registrado no México e deixou ao menos duas pessoas mortas. O abalo sísmico ocorreu três dias depois que um forte tremor de magnitude 7,4 matou duas pessoas. De acordo com as autoridades locais, desta vez, pelo menos cinco estados mexicanos foram afetados.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto foi registrado às 1:16 (horário local), com epicentro entre os estados de Michoacán e Colima, a uma profundidade de 24,1 quilômetros. A princípio, não houve relatos de danos às estruturas, segundo as autoridades locais.

O presidente Andrés Manuel López Obrador compartilhou um vídeo em sua conta no Twitter explicando que o terremoto foi sentido nos estados de Michoacán, Colima, Jalisco, Guerrero e Cidade do México, e que até agora não houve relatos de danos.

A prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, também utilizou as redes sociais para comentar sobre o tremor e lamentar a morte de uma mulher, que faleceu ao cair da escada de sua casa e bater a cabeça após o alerta sísmico ser ativado. Posteriormente, a gestora atualizou o número de mortos. A segunda vítima foi um homem que sofreu um ataque cardíaco durante o terremoto.

Após a conclusão dos protocolos de segurança, Sheinbaum informou que nenhum dano físico ocorreu na capital. Muitos moradores da Cidade do México saíram às ruas no meio da noite depois de ouvir o alerta sísmico.

Segundo a Agência EFE, o terremoto desta quinta-feira aconteceu três dias depois de outro registrado apenas uma hora após a realização da simulação nacional para tremores de terra, que acontece a cada 19 de setembro. A data remonta a dos dois maiores e mais destrutivos abalos sísmicos da história mexicana, ocorridos em 1985 e 2017.

O tremor da última segunda-feira (19) deixou dois mortos e dez feridos no oeste do território do México. Ao todo, foram registradas 3 mil réplicas, sendo a de hoje a de maior magnitude.

*Com AE e Agência EFE

Leia também1 'Não vamos permitir uma guerra nuclear' promete Biden na ONU
2 Biden diz ser irracional deportar imigrantes para Venezuela, Cuba e Nicarágua
3 Protestos contra convocação de Putin já deixaram 46 presos na Rússia
4 EUA consideram convocação de Putin como "sinal de fraqueza"
5 Putin anuncia mobilização militar e cita potencial nuclear

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.