Nova epidemia do Ebola ameaça população do Congo
Ministério da Saúde informou que 17 pessoas já morreram em função do vírus neste mês de maio
Ana Luiza Menezes - 08/05/2018 16h47 | atualizado em 08/05/2018 17h43

A República Democrática do Congo enfrenta nova epidemia de ebola. O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (8) que, na província de Equateur, 17 pessoas já morreram por causa da doença.
O comunicado oficial do ministério também revelou que já foram contabilizados 21 casos de febre com sinais hemorrágicos e classifica o quadro atual como emergência de saúde pública internacional.
Este é o novo surto da epidemia de ebola desde a descoberta do vírus em 1976.
Uma equipe do Ministério da Saúde contou com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos Médicos Sem Fronteiras para uma visita a cidade de Bikoro, considerada epicentro da epidemia.
– Nossa maior prioridade é Bikoro para trabalhar com o governo da República Democrática do Congo e parceiros para reduzir a perda de vidas e sofrimento associados a este novo surto de ebola – declarou o Dr. Peter Salama, diretor-geral adjunto da OMS em um comunicado.
Além deste, os casos mais recentes foram a epidemia de ebola no Congo em 2017. Na ocasião, o vírus foi rapidamente controlado, matando oficialmente quatro pessoas. Na África Ocidental, entre o final de 2013 e 2016, a doença causou mais de 11,3 mil mortes na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa.
Leia também1 Trump anuncia saída dos EUA de acordo nuclear com Irã
2 Ônibus explode em região turística de Roma, na Itália