Leia também:
X Aliança acusa interferência da OEA em assuntos da Bolívia

Noruega e Suécia relatam mais mortes após vacina de Oxford

Imunizante é fabricado pela farmacêutica AstraZeneca

Pleno.News - 18/03/2021 17h26 | atualizado em 18/03/2021 17h51

Noruega e Suécia relatam mortes após aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca Foto: EFE/Toms Kalnins

As autoridades da Noruega confirmaram nesta quinta-feira (18) a morte de uma segunda pessoa, e a Suécia, de outra, devido a graves complicações tromboembólicas após elas receberem a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19.

A Noruega registrou um total de seis casos com um quadro clínico incomum, que inclui baixa contagem de plaquetas, coágulos nos vasos sanguíneos e hemorragias, semelhante aos detectados em vários países.

Um grupo de médicos do Hospital Universitário de Oslo havia anunciado horas antes que a reação imunológica à vacina da AstraZeneca é a causa da trombose sofrida por três profissionais da saúde internados no local no fim de semana; um deles faleceu no último domingo.

– Fizemos várias descobertas que podem explicar a evolução clínica dos pacientes. Essas descobertas apoiam nossa hipótese de que eles tinham uma forte resposta imunológica que levou à formação de anticorpos, que, por sua vez, podem ativar as plaquetas e causar os trombos – disse Pal André Holme, chefe da equipe médica.

AGÊNCIA EUROPEIA DESCARTA RELAÇÃO
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) disse hoje que não vê evidências de que a vacina esteja diretamente relacionada aos casos de tromboembolismo detectados em todo o continente e considerou seguro continuar a utilizá-la, embora não tenha sido totalmente descartada a possibilidade de haver uma ligação.

Vários países, como Itália e Espanha, confirmaram que vão retomar a vacinação com a vacina da AstraZeneca. Mas a Noruega continuará estudando os episódios registrados no país.

– Estamos analisando detalhadamente se existe relação entre a vacina e os casos. Vamos estudar a análise da EMA e relatar a nossa no final da semana que vem – disse a diretora do Instituto de Saúde Pública, Camila Stoltenberg.

A Dinamarca, primeiro país a suspender o uso da vacina da AstraZeneca há uma semana, também mantém a decisão.

A Agência Dinamarquesa de Medicamentos informou hoje que um total de dez casos de trombose foram registrados após o recebimento da vacina, embora ainda não tenha sido determinado se existe uma ligação.

As autoridades dinamarquesas relataram há alguns dias a morte de uma mulher com menos de 60 anos, com um quadro clínico raro.

A Agência Sueca de Medicamentos confirmou hoje a morte de outra mulher na casa dos 60 anos e sem doenças anteriores, com quadro clínico semelhante, e outro caso suspeito que está sob investigação.

A Suécia, que foi um dos últimos países a aderir à suspensão da vacina da AstraZeneca, também informou que esta decisão será mantida por um tempo.

– A Agência de Saúde Pública precisa de alguns dias para analisar a situação de como a vacina pode ser usada na Suécia – disse seu diretor, Johan Carlson.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 AstraZeneca não está ligada à trombose, diz agência europeia
2 Covid: Imunizado com vacina da AstraZeneca morre na Espanha
3 OMS: Benefícios da vacina da AstraZeneca superam os riscos
4 Fiocruz: Vacina de Oxford, até o momento, é segura e eficaz
5 Anvisa: Brasil não tem casos de coágulos ligados à AstraZeneca

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.