Leia também:
X Conselheira de Trump revela ter sofrido abuso sexual

Nobel de Medicina vai para dupla que luta contra o câncer

O Prêmio foi concedido por avanços nas pesquisas. Ele vale mais de R$ 4 milhões

Camille Dornelles - 01/10/2018 09h27 | atualizado em 01/10/2018 09h29

Dois cientistas ganham Nobel da Medicina em conjunto Foto: EFE/Fredrik Sandberg

O Instituto Karolinska de Estocolmo anunciou, nesta segunda-feira (1º), o nome dos vencedores do Nobel de Medicina. O prêmio foi dividido entre o americano James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo. Eles desenvolveram medidas para o tratamento do câncer em estudos diferentes.

Mesmo em locais diferentes, ambos os cientistas estudaram uma forma de inibir a doença através de mudanças no sistema imunológico.

O Nobel de Medicina abre a rodada de anúncios destes famosos prêmios, ao que seguirão nos próximos dias os de Física, Química, da Paz e finalmente Economia, que será divulgado na segunda-feira da semana que vem.

Cada um dos prêmios é dotado este ano de 9 milhões de coroas suecas (R$ 4,15 milhões), a ser dividido caso haja mais de um ganhador.

Os prêmios são entregues no dia 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte de seu criador, Alfred Nobel, em uma cerimônia dupla no Konserthus de Estocolmo e na Câmara Municipal de Oslo, onde é entregue o Nobel da Paz.

A atual edição do Nobel é atípica, já que não será entregue o correspondente ao de Literatura, adiado até o ano que vem por causa do escândalo que cerca a Academia Sueca, instituição que o entrega.

OS CIENTISTAS
Allison, nascido no Texas em 1948, estudou uma proteína que funciona como um freio no sistema imunológico e se deu conta do potencial de liberar células que atacam tumores, após o que desenvolveu um novo enfoque para tratar os pacientes.

Honjo, nascido em Kioto em 1942, descobriu uma proteína nas células imunológicas e revelou que também funciona como um freio, mas com um mecanismo de ação diferente, o que possibilitou o desenvolvimento de tratamentos de grande efetividade contra o câncer.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Responsável por escândalo no Nobel tem prisão decretada
2 Responsável por escândalo no Nobel é julgado por estupro
3 Iraniano recebe nova Medalha Fields após furto no RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.