No Vietnã, oito são presos por envolvimento nas 39 mortes
Grupo é suspeito de ter responsabilidade com corpos encontrados em caminhão na Inglaterra
Paulo Moura - 04/11/2019 11h25 | atualizado em 04/11/2019 11h27
A polícia do Vietnã anunciou nesta segunda-feira (4) as prisões de oito pessoas que estariam envolvidas em uma rede de tráfico de seres humanos para a Europa ligada aos 39 migrantes encontrados mortos em um caminhão frigorífico em Essex, no leste da Inglaterra, no último dia 23 de outubro.
O general Nguyen Huu Cau, chefe da polícia da província de Nghe An, de onde acredita-se que saiu a maioria das vítimas, confirmou que as prisões ocorreram ontem.
– Com base no que os suspeitos nos dizem, iniciaremos uma investigação para erradicar essas redes que levam pessoas ilegalmente ao Reino Unido – disse o militar, em entrevista à agência de notícias vietnamita.
O general afirmou que após a descoberta do caminhão na Inglaterra, algumas pessoas envolvidas nessas redes de tráfico de pessoas devolveram às famílias o dinheiro pago por seus serviços de intermediação.
As províncias de Ha Tinh e Nghe An têm uma elevada percentagem de população rural e níveis de desenvolvimento mais baixos do que outras partes do Vietnã, e muitos dos seus jovens tentam migrar para a Europa em busca de oportunidades.
Os migrantes vietnamitas pagam entre US$ 10 mil e US$ 40 mil aos traficantes para viajar para a Europa.
*Agência EFE
Leia também1 Polícia libera três suspeitos no caso dos mortos em caminhão
2 12 imigrantes são encontrados em caminhão na Bélgica
3 Polícia encontra caminhão com 39 corpos no Reino Unido