No Japão, Bolsonaro participa da entronização do imperador
Presidente esteve presente na cerimônia junto com embaixador brasileiro no país, Eduardo Saboya
Paulo Moura - 22/10/2019 07h43 | atualizado em 22/10/2019 07h48











O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou nesta terça-feira (22), da entronização do imperador Naruhito, do Japão, em uma cerimônia que completou a transição ao Trono do Crisântemo, iniciada em maio após a abdicação feita pelo até então imperador, Akihito, de 85 anos.
Bolsonaro esteve presente ao cerimonial, que aconteceu em Tóquio, junto com outros chefes de estado e representantes de famílias reais, como o rei Felipe VI, da Espanha, e o príncipe Charles, da Inglaterra.
O presidente Jair Bolsonaro compareceu na companhia do embaixador do país no Japão, Eduardo Saboya. Ele vestiu um fraque preparado especificamente para a cerimônia, com medalhas de honrarias brasileiras. O presidente fez questão de usar a Medalha do Pacificador com Palma do Exército, concedida a ele por ter salvado a vida de um soldado em 1978.
O evento aconteceu no Palácio Imperial de Tóquio e contou com cerca de 2 mil convidados. O novo soberano, de 59 anos, é agora o 126º imperador do Japão. A abdicação, feita por Akihito no dia 1º de maio, foi algo inédito na dinastia em mais de dois séculos.
A cerimônia foi divida em duas partes, a primeira, que aconteceu na manhã de terça, pelo horário japonês, foi baseada nos rituais xintoístas, na qual Naruhito “informou” aos antepassados imperiais sua entronização. Já o desfile do casal imperial, que estava previsto para a tarde e aconteceria após a entronização, foi adiado devido à passagem do tufão Hagibis.
Leia também1 Em entrevista, Joice volta a criticar filhos de Bolsonaro
2 Bolsonaro defende que Eduardo desista de embaixada
3 “Após décadas de destruição, o Brasil está se reerguendo”