Leia também:
X Asteroide gigantesco passará perto da Terra nesse mês

No Chile, sequestrador de Olivetto cumprirá duas penas

Ex-guerrilheiro Mauricio Hernández Norambuena foi extraditado pelo Brasil em agosto

Ana Luiza Menezes - 02/09/2019 21h44

A Justiça do Chile decidiu nesta segunda-feira (2) que o ex-guerrilheiro chileno Mauricio Hernández Norambuena, extraditado pelo Brasil no último dia 20 de agosto, cumprirá duas penas de 15 anos de prisão no país pelo assassinato de um senador e pelo sequestro do publicitário brasileiro Washington Olivetto em 2001.

A pena cumpre o acordo firmado por Chile e Brasil para a extradição de Norambuena. O pacto assinado pelos dois países estabelecia que ele cumpriria uma pena máxima de 30 anos, apesar de o ex-guerrilheiro já ter sido condenado pela Justiça chilena a duas penas de prisão perpétua, algo proibido pela Constituição brasileira.

O juiz Mario Carroza recusou o pedido da defesa para reduzir da pena os 16 anos em que Norambuena ficou preso no Brasil enquanto sua extradição era julgada. Os três anos que o ex-guerrilheiro passou detido no Brasil entre 1993 e 1996, antes de fugir da cadeia, no entanto, foram levados em consideração pelo magistrado.

Norambuena tinha sido condenado no Chile pelos assassinatos do senador Jaime Guzmán, do partido ultraconservador União Democrata Independente (UDI) e ideólogo da ditadura de Augusto Pinochet, que governou o país entre 1973 e 1990, e do empresário Cristian Edwards, filho do proprietário do jornal El Mercurio, Agustín Edwards.

Em 1996, quando cumpria pena pelos dois crimes, o ex-dirigente da Frente Patriótica Manuel Rodríguez (FPMR), organização que combateu a ditadura Pinochet, fugiu de helicóptero da Prisão de Alta Segurança de Santiago.

Depois da fuga, Norambuena passou por Cuba. Em 2002, ele foi preso e condenado a 30 anos de prisão no Brasil por participar do sequestro do publicitário Washington Olivetto.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Asteroide gigantesco passará perto da Terra nesse mês
2 Dorian causa morte de criança em passagem pelas Bahamas
3 Tragédia! Barco pega fogo e 29 pessoas estão desaparecidas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.