Leia também:
X Templo Satânico abre processo na Justiça contra lei antiaborto

Nicarágua expulsa embaixadora após UE expor perseguição

A União Europeia criticou o regime de Daniel Ortega durante reunião da ONU

Leiliane Lopes - 29/09/2022 16h17

O ditador Daniel Ortega Foto: EFE/Jorge Torres

A embaixadora da União Europeia (UE) na Nicarágua, Bettina Muscheidt, foi expulsa do país após o bloco expor a perseguição à Igreja Católica, à imprensa e a opositores políticos.

Um funcionário não identificado do Ministério das Relações Exteriores alegou que a expulsão se deve à “interferência e desrespeito à soberania nacional” de seu país por parte da União Europeia (EU).

A alemã Muscheidt foi notificada verbalmente pelo regime de Daniel Ortega sobre sua expulsão, segundo fontes ligadas ao Parlamento Europeu. As informações são da Gazeta do Povo.

O regime do ditador Daniel Ortega foi denunciado durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Na ocasião, o grupo apontou que “as autoridades nicaraguenses devem acabar com a repressão, incluindo a repressão contra adversários políticos, o clero, a mídia independente, a sociedade civil e os defensores dos direitos humanos”.

Antes disso, o Parlamento Europeu já tinha se manifestado contra a prisão do bispo Rolando Álvarez, sobre os 206 presos políticos que o governo de Daniel Ortega mantém, sobre o fechamento de mais de uma centena de ONGs e sobre a proibição de funcionamento dos partidos políticos de oposição.

Preocupados com o que está acontecendo no país, os eurodeputados pediram que a UE e o Conselho de Segurança da ONU abram uma investigação formal contra a Nicarágua e Ortega por crimes contra a humanidade.

Leia também1 Ortega, ditador da Nicarágua, chama Igreja de "ditadura"
2 Nicarágua proíbe cristãos de celebrar o Dia da Bíblia nas ruas
3 Ditadura de Daniel Ortega tira CNN do ar, na Nicarágua
4 ONU: Leia a íntegra do discurso de Bolsonaro na Assembleia
5 Bolsonaro oferece asilo a padres perseguidos da Nicarágua

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.