Leia também:
X Floresta Amazônica não é só dos brasileiros, diz ministro francês

Netanyahu diz que ação contra Hamas foi ‘feito extraordinário’

Israel e Palestina concordaram sobre cessar-fogo mútuo

Pleno.News - 21/05/2021 09h39 | atualizado em 21/05/2021 09h59

Premiê de Israel Benjamin Netanyahu considerou ação contra o Hamas “feito extraordinário” Foto: EFE/EPA/Sebastian Scheiner

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta sexta-feira (21) que a ofensiva na Faixa de Gaza foi um “feito extraordinário”, uma vez que cumpriu o objetivo de enfraquecer a estrutura militar do movimento islamita Hamas.

– O Hamas já não pode se esconder. A ofensiva foi um feito extraordinário – destacou Netanyahu em um pronunciamento à imprensa no primeiro dia de trégua com as milícias islâmicas em Gaza, após 11 dias de escalada de violência.

O primeiro-ministro de Israel salientou que a principal realização desta ofensiva, que começou em 10 de maio, foi a destruição da rede de túneis do Hamas, conhecida como Metro, através da qual as milícias se deslocam e transportam armas de um lado para o outro do enclave costeiro.

– Não só destruímos mais de 100 quilômetros da rede de túneis, como também comprovamos que [ela] é penetrável, vulnerável e cheia de buracos. Na verdade, comprovamos que é uma ratoeira para os terroristas – comentou.

Netanyahu ressaltou ainda que, durante esta escalada de violência, a pior da região desde 2014, Israel “eliminou mais de 200 terroristas, incluindo 25 comandantes”.

– Eliminamos uma parte importante da cadeia de comando do Hamas e da Jihad Islâmica – frisou o primeiro-ministro israelense sobre os dois movimentos islamitas palestinos que lançaram mais de 4,3 mil projéteis em direção ao território de Israel nestes 11 dias, embora cerca de 90% tenha sido interceptado pelo sistema antimísseis Domo de Ferro.

Netanyahu disse ainda que todas as casas e edifícios atacados por aviões israelenses na Faixa de Gaza “não eram prédios de inocentes”, mas escondiam “escritórios, lojas de armas, fábricas de foguetes e arsenais do Hamas”.

– Fizemos tudo isto com o mínimo de danos para os civis não envolvidos. Fizemos um grande esforço para evitar danos a estes civis, avisando-os antes dos bombardeios. Nenhum outro exército de qualquer outro país do mundo faz isso – assegurou.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Biden comemora cessar-fogo e promete ajuda a Israel e Gaza
2 Israel e Hamas aprovam cessar-fogo na Faixa de Gaza
3 Míssil de Israel elimina principal líder da Jihad Islâmica em Gaza
4 Saiba qual o poder de fogo que o Hamas possui contra Israel
5 Israel: Facebook derruba a maior página de oração por Jerusalém

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.