Leia também:
X EUA: Trump enviará agentes federais para conter protestos

Negro baleado nos EUA teria ordem de prisão por estupro

Jacob Blake foi atingido durante abordagem policial no último domingo

Pleno.News - 27/08/2020 13h31 | atualizado em 27/08/2020 14h57

Jacob Blake foi baleado no último domingo Foto: Reprodução

No site da Corte do estado americano de Wisconsin consta um processo em nome de Jacob Blake, o homem negro baleado pela polícia no domingo (23). A ocorrência reacendeu protestos contra a violência policial no território norte-americano. O processo indica que Blake seria acusado de ter cometido diversos crimes que, inclusive, motivaram a emissão de um mandado de prisão contra ele.

Segundo o jornal The Kenosha News e os dados obtidos do sistema da Corte de Wisconsin, promotores do condado de Kenosha, onde Blake foi baleado, acusaram o homem pelos crimes de agressão sexual de terceiro grau (relação sexual sem consentimento), invasão de propriedade e conduta desordeira, no mês passado. Por conta disso, um mandado de prisão foi emitido contra ele no dia 7 de julho.

Crimes cometidos por Jacob Blake motivaram mandado de prisão Foto: Reprodução

O Kenosha News divulgou que uma mulher denunciou à polícia em maio que Blake, seu ex-namorado, tinha entrado em sua casa e levado as chaves do carro e o veículo. Ela também disse que ele a tocou sexualmente sem o consentimento dela.

Ainda não está claro se os policiais que atenderam a ocorrência no domingo estavam cientes da situação. Apesar disso, a defesa de Blake negou que ele possuísse qualquer acusação ou condenação anteriores aos fatos ocorridos no último fim de semana.

Outra nova informação relacionada ao caso de Jacob Blake, revelada nas últimas horas, é de que o homem possuía uma faca dentro de seu carro, onde tentou entrar antes de ser atingido pelo policial. O fato, revelado pelo Departamento de Justiça de Wisconsin, indica que investigadores encontraram o item no chão do lado do motorista da SUV de Blake.

O OCORRIDO
De acordo com um relatório preliminar do Departamento de Justiça (DOJ), uma mulher ligou para a polícia no domingo à noite, dizendo que seu namorado estava lá e que ele não deveria estar no local. O DOJ não especificou se Jacob Blake era o namorado.

Depois que a polícia respondeu ao telefonema, eles tentaram prender Blake. Um policial então usou uma arma de choque, mas isso não impediu Blake de continuar reagindo. O fato é visto no vídeo de um espectador que mostra o homem se afastando dos policiais e se inclinando em seu SUV quando foi baleado por um policial.

ATENÇÃO: O VÍDEO CONTÉM IMAGENS FORTES

O DOJ identificou o oficial como Rusten Sheskey, patrulheiro e membro do Departamento de Polícia de Kenosha por sete anos. O relatório aponta que Sheskey disparou sua arma de serviço sete vezes enquanto agarrava Blake pela camisa. Nenhum outro oficial disparou.

PROTESTOS
Após o fato, violentos protestos se estenderam em território americano alegando estarem contra a violência policial. Em Kenosha, no Wisconsin, onde tudo aconteceu, duas pessoas morreram durante um dos atos realizados na madrugada da última terça-feira (25).

Jogo entre Milwaukee Bucks e Orlando Magic não aconteceu por conta de protesto de jogadores Foto: EFE/EPA/John G. Mabanglo

No mundo dos esportes, atletas de equipes da liga de basquete norte-americano (NBA) decidiram não entrar em quadra para jogar as partidas marcadas para a noite de quarta-feira (26). Os jogos envolvendo Milwaukee Bucks x Orlando Magic, Houston Rockets x Oklahoma City Thunder e Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers tiveram que ser remarcados.

Leia também1 Flordelis mandou pessoas da igreja envenenarem Anderson
2 Médico sobre tratamento da Covid: "Não fique em casa"
3 Lacombe: "A Globo faz de tudo para derrubar o presidente"
4 Marcão: "Quanto mais batem em Bolsonaro, mais ele cresce"
5 População brasileira aumenta 0,76% e atinge 211,7 milhões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.