Leia também:
X Chile confirma terceira dose para vacinados com CoronaVac

Na China, pai reencontra filho que foi sequestrado há 24 anos

Em busca do filho, Guo Gangtang percorreu quase 500 mil quilômetros em uma motocicleta ao longo das últimas duas décadas

Paulo Moura - 06/08/2021 13h35 | atualizado em 06/08/2021 15h24

Guo Gangtang chora ao reencontrar o filho Guo Xinzhen após 24 anos Foto: Reprodução

Após viver uma verdadeira odisseia ao longo dos últimos 24 anos, o chinês Guo Gangtang finalmente viu seu drama chegar ao fim no último mês, após ele reencontrar o filho Guo Xinzhen, sequestrado em 1997, quando tinha apenas 2 anos. A longa busca fez Gangtang percorrer mais de 480 mil quilômetros de motocicleta, por quase toda a China, distribuindo incontáveis panfletos pelas cidades.

Funcionários do Ministério de Segurança da China afirmaram que uma mulher, identificada apenas como Tang, sequestrou o garoto de 2 anos e meio em setembro de 1997, enquanto ele brincava sozinho fora de sua casa. Tang, com a ajuda de seu namorado na época, identificado como Hu, levou o menino para uma província próxima, onde Hu supostamente o vendeu.

As autoridades chinesas informaram que Guo Xinzhen foi encontrado em junho, após a realização de pesquisas, em bancos de dados, com imagens de pessoas que pareciam ter o mesmo aspecto do menino na fase adulta. A identidade foi confirmada por um teste de DNA. Os dois responsáveis pelo sequestro, Tang e Hu, foram presos e confessaram o sequestro de três crianças.

O sequestro de milhares de crianças todos os anos na China é um problema que assola o país há décadas. Atualmente, não há números confiáveis de quantas crianças desaparecem por lá a cada ano, mas pesquisas estimam que o número gire em torno de 20 mil.

Em 2016, o governo chinês tentou combater o problema criando um sistema nacional de alerta de crianças desaparecidas. As autoridades também se uniram a plataformas de mídia social, para enviar alertas a centenas de milhões de usuários. Elas afirmam que, nos primeiros cinco anos, o método ajudou a encontrar mais de 4.700 crianças desaparecidas.

Leia também1 Medina se pronuncia sobre não ter se vacinado contra a Covid
2 Ao chegar a SC, Bolsonaro é ovacionado pela população
3 Bolsonaro quer zerar imposto federal do diesel a partir de 2022
4 Policial militar é encontrado morto dentro de carro no RJ
5 "Vacinados também transmitem variante Delta", diz estudo inglês

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.