Leia também:
X Pastor é morto por crocodilo ao realizar batismo em lago

Mundo: Cinzas do Vulcão de Fogo podem chegar ao México

Erupção fez vítimas na Guatemala e causou destruição

Jade Nunes - 05/06/2018 15h37

As cinzas da erupção do Vulcão de Fogo da Guatemala poderiam alcançar a fronteira sul do México, a cerca de 145 quilômetros de distância, informou nesta terça-feira (5) o físico Leonardo Salazar, do Instituto Politécnico Nacional (IPN).

– É pouco provável que chegue cinza à fronteira mexicana, mas sabemos que pelo efeito do vento e a rotação da terra, muito material é jogado. Mas somente se o vulcão emitir grande quantidade de cinzas chegaria, neste caso, à fronteira mexicana – indicou o especialista em comunicado.

Perante esta probabilidade, o INP recomendou que a população esteja atenta às indicações da Defesa Civil pela presença de resíduos e seu possível aumento devido às erupções.

A cidade de Tapachula – a 155 quilômetros do vulcão – é a mais sensível à chegada de cinzas.

Salazar indicou que atualmente as autoridades de ambos os países estão em contato a fim de trocar informações para vigiar o curso da atividade do vulcão com o uso de tecnologias de observação em tempo real para assim tomar decisões que beneficiem à população.

As cinzas do Vulcão de Fogo já afetam mais de 1,7 milhão de guatemaltecos, enquanto 70 pessoas morreram e 46 ficaram feridas.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 FOTOS: Veja a devastação do Vulcão de Fogo na Guatemala
2 Erupção do Vulcão de Fogo, na Guatemala, mata 62 pessoas
3 Chuvas deixam um morto e causam transtornos na França

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.