Mulheres votarão pela primeira vez no Sínodo dos Bispos
A autorização foi dada pelo papa Francisco em um atitude histórica para a Igreja Católica
Leiliane Lopes - 26/04/2023 19h41 | atualizado em 27/04/2023 10h34
O papa Francisco vai permitir que as mulheres participem das votações no Sínodo dos Bispos que deve acontecer em outubro deste ano.
Esta será a primeira vez que as mulheres poderão participar das discussões sobre assuntos ideológicos e outras orientações da Igreja Católica Apostólica Romana tendo direito a voto.
Com a decisão, anunciada nesta terça-feira (25), cinco religiosas se juntarão a cinco padres como representantes votantes de ordens religiosas.
Outras 35 mulheres, ligadas à Igreja Católica, também poderão votar nos assuntos que serão discutidos com representantes de todas as regiões do mundo.
As mulheres farão parte de um grupo de não bispos, juntamente com outros 35 homens que também não possuem essa posição hierárquica na igreja.
Foi o papa quem nomeou as 40 mulheres, os cinco padres e os 35 homens para participar da próxima reunião episcopal da Igreja.
A novidade é comemorada pela parte mais progressista da Igreja Católica, por acenar para uma maior participação feminina nas decisões da denominação.
Leia também1 Fala de Lula sobre Israel é mais um vexame diplomático
2 Igreja emociona em evangelismo após assistir Deixados Para Trás
3 Quem é o prefeito que se casou com uma adolescente de 16 anos
4 Show "Antipatriota" é cancelado após críticas da população
5 Interino no GSI exonera quase todos os secretários nacionais