Leia também:
X Designer é acusada de matar ex-padrasto que tinha nudes seus

MP peruano pede 18 meses de prisão preventiva para Castillo

Caberá ao Supremo peruano avaliar o pedido feito pelo MP

Pleno.News - 14/12/2022 09h54 | atualizado em 14/12/2022 10h26

Pedro Castillo, ex-presidente do Peru Foto: EFE/ Paolo Aguilar /ARCHIVO

O Ministério Público do Peru pediu 18 meses de prisão preventiva para o presidente deposto Pedro Castillo, segundo apurou a Agência Efe junto a uma fonte ligada às investigações sobre supostos crimes relacionados à tentativa de golpe do agora ex-chefe de Estado.

O requerimento foi apresentado pelo promotor supremo Uriel Teran, encarregado do despacho da Segunda Procuradoria Suprema Transitória Especializada em Crimes cometidos por Funcionários Públicos, conforme indicou a fonte.

No pedido foi incluído o ex-primeiro-ministro e assessor jurídico de Castillo, Aníbal Torres. O texto foi apresentado logo depois que o Poder Judiciário autorizou o pedido do Ministério Público para iniciar investigação preparatória contra Castillo.

A solicitação de prisão preventiva abre a possibilidade de que seja prolongada a detenção preliminar cumprida atualmente pelo presidente deposto, que deveria ser concluída até o início da tarde desta quarta-feira (14).

Caberá à Justiça, agora, avaliar o pedido feito pelo Ministério Público. Segundo a emissora local de televisão RPP, o juiz do Supremo peruano, Juan Carlos Checkley, analisará a solicitação a partir de 9h30 local (11h30 de Brasília).

Nesta terça (13), outro magistrado, César San Martín, rejeitou recurso da defesa de Castillo contra a prisão preliminar, em audiência que contou com a presença do agora ex-presidente, que afirmou não ter cometido “nenhum crime de conspiração, nem de insurreição”.

*EFE

Leia também1 Peru: Da prisão, Castillo chama nova presidente de "usurpadora"
2 Justiça do Peru determina prisão preventiva de Pedro Castillo
3 Peru: Pedro Castillo está preso no mesmo lugar que Fujimori
4 Peru: Lula diz que destituição de Pedro Castillo é legal
5 Saiba quem é Pedro Castillo, ex-presidente do Peru, que foi preso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.