Leia também:
X Coronavírus: Argentina amplia restrições até 28 de fevereiro

Movimento Black Lives Matter é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Parlamentar norueguês foi responsável pela indicação

Pleno.News - 30/01/2021 17h01 | atualizado em 30/01/2021 17h02

Movimento Black Lives Matter Foto: Reprodução

O movimento Black Lives Matter, que ganhou projeção em 2020 por badernas e depredações durante protestos pela morte do americano George Floyd, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2021 por um parlamentar norueguês.

Petter Eide, deputado da Esquerda Socialista, foi o responsável pela indicação. Segundo a Agência EFE, ele destacou que o Comitê Nobel Norueguês tem a tradição de vincular o antirracismo com o trabalho pela paz, já que o racismo “cria conflitos entre países”.

– Quando comecei a pensar para encontrar o que aconteceu de mais importante quanto à paz e conflitos, pensei no ‘Black Lives Matter’. É um movimento global muito importante que me impressionou muito – declarou ele, neste sábado (30), ao jornal Klassekampen.

Segundo o testamento de Alfred Nobel, o químico sueco que instituiu os prêmios que levam seu nome, podem ser indicados ao Nobel da Paz catedráticos de direito, história e ciências políticas, parlamentares, antigos premiados e membros de tribunais internacionais, entre outros.

Apenas quem indica uma pessoa ou organização pode divulgar a identidade do candidato, já que o Comitê somente revela o número total de candidatos e só confirma nomes 50 anos depois.

OUTRAS INDICAÇÕES
O prazo de indicações para o prêmio termina no domingo (31). Também já é sabido que foram indicados neste ano o movimento escoteiro, a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias e a GAVI Alliance, iniciativa da Fundação Bill e Melinda Gates.

O International Fact Cheking Network (rede para checagem de notícias), a jornalista filipina Maria Ressa, a ONG Repórteres Sem Fronteiras, a opositora bielorrussa Svetlana Tikhanovskaja, o grupo Hongkong Free Press e a associação independente de juízes da Polônia também foram indicados.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Suresh Reddy, embaixador da Índia, elogia parceria com Brasil
2 Coronavírus: Argentina amplia restrições até 28 de fevereiro
3 França fecha fronteiras para países fora da União Europeia
4 Conselheiro de Biden sugere duas máscaras contra Covid
5 Biden quer imagem de escrava em cédulas de US$ 20

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.