Leia também:
X Bolsonaro aproveita a tarde para visitar Muralha da China

Mortos encontrados dentro de caminhão eram chineses

Polícia ainda não deu detalhes sobre a causa das mortes

Paulo Moura - 24/10/2019 09h16 | atualizado em 24/10/2019 11h17

Corpos foram encontrados dentro de caminhão na Inglaterra Foto: EFE/EPA/Vickie Flores

Autoridades da China e do Reino Unido confirmaram nesta quinta-feira (24) que as 39 pessoas encontradas mortas em um caminhão em Essex tinham nacionalidade chinesa. Entre as vítimas, havia 31 homens e oito mulheres. Elas foram encontradas em um compartimento refrigerado. Até agora, a polícia não deu detalhes sobre como os corpos foram encontrados nem sobre a causa das mortes.

O compartimento, puxado pelo caminhão, tinha placa da Bulgária, mas não circulava no país desde 2017, segundo o governo do país. Antes de chegar ao Reino Unido, havia passado pela Bélgica, onde chegou na tarde de terça (22), de acordo com autoridades belgas.

O contêiner levado pelo caminhão foi transportado de Zeebrugee, na Bélgica, até Purfleet, no leste da Inglaterra, e depois deixado no parque industrial em Essex por volta de 0h30 de quarta-feira (23). Os corpos foram encontrados cerca de uma hora depois disso.

O motorista, identificado como Mo Robinson, foi preso. Ele é da Irlanda do Norte, e veio de lá dirigindo a cabine do caminhão até Essex, onde se conectou ao compartimento vindo da Bélgica e passou a transportá-lo. Robinson é investigado pela polícia por suspeita de assassinato. A polícia britânica abriu também um segundo inquérito para determinar se grupos do crime organizado têm algum envolvimento no episódio.

A tragédia é similar a um caso ocorrido em junho de 2000, quando 58 chineses em situação irregular foram encontrados mortos asfixiados em um caminhão no porto de Dover, no sul da Inglaterra.

*Folhapress

Leia também1 Investigação de caminhão com 39 corpos será "longa"
2 Polícia encontra caminhão com 39 corpos no Reino Unido
3 Parlamento britânico recusa mais uma vez votar brexit

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.