Mortes causadas por terremoto no Haiti sobem para 724
Abalo sísmico destruiu muitos hospitais, escolas, igrejas, hotéis e empresas
Pleno.News - 15/08/2021 15h41

A Defesa Civil do Haiti divulgou boletim neste domingo em que informa que o número de mortes causadas pelo terremoto de 7,2 graus na escala Richter que atingiu o país na véspera chegou a 724.
De acordo com as informações divulgadas pelo órgão, cerca de 500 pessoas perderam a vida no sul do território haitiano, onde foi registrado o epicentro do tremor, 100 em Grand Anse, 122 em Nippes e duas no nordeste.
Segundo afirmou o diretor-geral da Defesa Civil, Jerry Chandler, em entrevista coletiva concedida hoje, o terremoto destruiu “muitos” hospitais, escolas, igrejas, hotéis e empresas privadas.
O chefe do órgão ainda destacou que seguem os trabalhos de resgate de desaparecidos e corpos, além da avaliação dos danos provocados pela catástrofe.
O terremoto de ontem já é considerado um dos dez mais letais da América Latina nos últimos 25 anos e foi registrado a 12 quilômetros da localidade de Saint-Louis du Sud, dez quilômetros de profundidade. O tremor ainda foi sentido na República Dominicana e em Cuba.
Neste sábado (14), pouco depois de classificar a situação no país gerada pelo tremor como “dramática”, o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, declarou estado de emergência em todo o território.
A catástrofe acontece pouco mais de um mês após o presidente haitiano, Jovenel Moise, ter sido assassinado, o que gerou uma grave crise política e institucional.
*EFE
Leia também1 Forte terremoto provoca mortes e deixa feridos no Haiti
2 Joe Biden envia condolências ao povo do Haiti e promete apoio
3 Grande incêndio em Israel faz centenas abandonarem casas
4 Talibã toma poder em Cabul após presidente deixar o Afeganistão
5 China insiste que outros países sejam investigados sobre vírus