Leia também:
X Vídeo: Tripulação do submarino naufragado canta “Adeus”

Canadá: Morte de mulher é 1ª ligada a vacina da AstraZeneca

Autoridades do país se pronunciaram nesta terça-feira

Pleno.News - 27/04/2021 18h32 | atualizado em 27/04/2021 19h02

Morte de mulher de 54 anos é 1ª ligada a vacina da AstraZeneca no Canadá Foto: EFE/Bienvenido Velasco/Archivo

Uma mulher de 54 anos é a primeira pessoa a morrer no Canadá como resultado de uma trombose cerebral após ter recebido uma dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca, disseram autoridades de saúde do país nesta terça-feira (27).

O secretário de Saúde da província de Quebec, Horacio Arruda, admitiu em entrevista coletiva que se sabia que isso poderia acontecer, apesar de se tratar de um processo que ele definiu como “muito incomum”.

– O risco é de um a cada 100 mil [casos] – declarou.

A mulher morreu no Hospital Universitário McGill, em Montreal. O centro médico emitiu nota dizendo que o óbito está “possivelmente ligada à vacina da AstraZeneca”, aguardando os resultados dos testes para confirmar a conexão.

Desde que o Canadá começou a inocular vacinas do laboratório anglo-sueco, as autoridades sanitárias relataram vários casos de trombose, possivelmente ligada ao imunizante, embora em todos os casos os pacientes estejam se recuperando em casa.

A província de Quebec é a segunda mais populosa do Canadá, com 8,5 milhões de habitantes, e a mais afetada até agora pela pandemia, com 10.898 das 24.066 vítimas do vírus SARS-CoV-2 no país. Na região, foram administradas até agora 2,9 milhões de vacinas contra a Covid-19, das quais 400 mil são da AstraZeneca.

O Ministério da Saúde do Canadá autorizou o uso da vacina da farmacêutica anglo-sueca para os maiores de 18 anos, embora as províncias tenham decidido limitar as idades por medo de casos de coágulo sanguíneo. Há uma semana, Quebec decidiu usar o imunizante em maiores de 45 anos.

As autoridades reiteraram que os benefícios superam os riscos potenciais da vacina da AstraZeneca, e que a pandemia pode causar mais trombose do que a droga. Na última sexta-feira, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, de 49 anos, e a esposa, Sophie Grégoire, de 45, receberam a primeira dose justamente do imunizante desse laboratório.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Pandemia: Portugal suspenderá estado de emergência no sábado
2 Rússia vê interesses políticos na negativa da Anvisa à Sputnik
3 Covid: 2ª dose deve ser tomada mesmo fora do prazo, diz Saúde
4 Dimas Covas: Entrega de vacinas será retomada no dia 3 de maio
5 Anvisa aponta falta de dados e nega importação da Sputnik V

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.