Leia também:
X França vai sediar cúpula climática em dezembro

Morte de líder do Estado Islâmico é confirmada por ONG

Rússia tinha afirmado, em junho, que líder foi morto por suas tropas

Gabriela Doria - 11/07/2017 20h18 | atualizado em 11/07/2017 20h24

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) declarou, nesta terça-feira (11), que tem “informações confirmadas” da morte de Abu Bakr al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico. Em junho, o Ministério da Defesa da Rússia havia informado que Baghdadi foi morto num ataque aéreo comandado pelas tropas do kremlin. Os EUA disseram que não tinham como confirmar a declaração. Outras autoridades, como as Ocidentais e Iraquianas, também demonstraram ceticismo.

Abu Bakr al-Baghdad, fez sua primeira aparição durante sermão em Mossul, em 2014
Abu Bakr al-Baghdad, fez sua primeira aparição durante sermão em Mossul, em 2014

De acordo com Rami Abdel Rahman, diretor do grupo que monitora a guerra na Síria, autoridades do EI confirmaram a morte de Baghdadi à ONG. Rahman completou que a informação foi confirmada apenas hoje e que não há mais dados sobre a data do ocorrido e nem como aconteceu.

Apesar do ceticismo do Pentágono, que diz não ter provas da morte, o presidente Donald Trump comemorou em seu Twitter o que ele afirmou serem “grandes vitórias contra o Estado Islâmico”. Baghdadi era um dos líderes mais influentes do grupo jihadista. Em 2014 ele declarou o califado islâmico após tomar uma mesquita em Mossul, no Iraque.

 

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.