Leia também:
X 95% das doações do Vale do Silício favoreceram Joe Biden

Amigo conta que brasileira morta na França lutou pela vida

Simone Barreto Silva, de 44 anos, era cuidadora de idosos

Pleno.News - 30/10/2020 18h43 | atualizado em 30/10/2020 18h47

‘Morreu lutando pela vida’, diz amigo de brasileira morta em ataque na França Foto: Reprodução

A cuidadora de idosos Simone Barreto Silva, de 44 anos, tinha parado para poucos minutos de oração, na Basílica de Notre-Dame, em Nice, na França, antes do trabalho, quando foi atacada por um homem armado, em ataque classificado pelo governo francês como “terrorista”, na manhã da última quinta-feira (29). Ela chegou a sair do templo e pedir ajuda, mas não sobreviveu. Um homem de 21 anos, suspeito de cometer o crime, que deixou outras duas pessoas mortas, foi preso pelas autoridades.

Simone morava na França há 30 anos e integrava uma família que promove projetos de matriz afro-brasileira ao país.

– Simone morreu lutando pela vida, ao sair da igreja e pedir socorro. [Ela] evitou que a tragédia fosse maior – contou Anderson Argôlo, amigo da família Barreto, ao Estadão.

Depois do ataque, Simone chegou a se abrigar num restaurante em frente à catedral, antes de morrer, contou um dos proprietários do local, Brahim Jelloule, à TV France Info. Testemunhas disseram que, nos últimos momentos de vida, ela pediu que dissessem aos três filhos que ela os amava.

Nos anos 90, Simone deixou o Brasil para participar da Oba Brasil, grupo de dança na época dirigido por sua irmã, Bárbara, que já morava na França. Simone vivia, antes da mudança, no bairro do Lobato, no subúrbio de Salvador, e, obteve cidadania francesa.

No país que escolheu para viver, a baiana se formou em Gastronomia, embora atuasse como cuidadora de idosos. Ela é lembrada pelos amigos como “forte e feliz”.

– Mesmo católica, sempre respeitou as religiões de matriz africana – disse Anderson.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lamentou a perda, no Twitter.

– Toda minha solidariedade aos familiares da baiana Simone Barreto Silva, que nasceu no Lobato, no subúrbio de Salvador, e que lamentavelmente foi uma das vítimas do atentado terrorista ocorrido nesta quinta-feira, na Basílica de Notre-Dame, em Nice, na França. Fica a nossa imensa consternação diante desse crime bárbaro, condenado por todos os líderes mundiais, com os quais nos uniremos agora, na certeza de que o bom senso, a razão e a lucidez irão subjugar a irracionalidade, o fanatismo e a intolerância religiosa – escreveu.

*Estadão

Leia também1 Muçulmanos têm 'direito de matar milhões de franceses', diz ex-premiê da Malásia
2 Brasileira é uma das vítimas de ataque a basílica na França
3 Eduardo comenta ataque a igreja na França e aponta cristofobia
4 Ataque com faca em basílica na França deixa três mortos
5 Bolsonaro sobre 'lockdown' na França: "Não consigo entender"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.