Leia também:
X Segundo caminhão com ajuda humanitária chega à fronteira

Morre Stanley Donen, diretor de Cantando na Chuva

Cineasta premiado tinha 94 anos

Camille Dornelles - 23/02/2019 15h03 | atualizado em 23/02/2019 15h10

Stanley Donen, ao receber o Leão de Ouro por carreira, em 2004 Foto: EFE/Claudio Onorati

Stanley Donen, diretor de clássicos do cinema, morreu aos 94 anos de idade. O anúncio foi feito neste sábado (23) pelo jornal americano Chicago Tribune. A publicação detalhou que a morte de Donen foi confirmada por um dos seus filhos.

Ele também era coreógrafo e dirigiu aquele que é considerado um dos melhores musicais da história do cinema, Cantando na Chuva, que estreou em 1952 com Gene Kelly como protagonista.

O diretor também foi responsável por outros musicais clássicos como Sete Noivas para Sete Irmãos, de 1954, e Cinderela em Paris, de 1957, com Fred Astaire e Audrey Hepburn.

Na década de 1960, Donen se mudou para o Reino Unido, onde dirigiu dois de seus maiores sucessos, ambos com Audrey Hepburn como protagonista: Charada (1963) e Um Caminho para Dois (1967).

Gene Kelly em Cantando na Chuva Foto: Reprodução

Apesar de ter sido responsável por filmes que hoje são considerados referências na história do cinema, Donen nunca foi indicado ao Oscar, mas obteve a premiação honorária da Academia de Hollywood em 1998 por “uma obra marcada pela graça, a elegância, a engenhosidade e a inovação visual”.

Nascido na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, em 1924, Donen começou a dançar quando tinha apenas 10 anos, após ver Fred Astaire no cinema.

– Vi Fred Astaire em Voando para o Rio quando tinha 9 anos e isto mudou minha vida. Achei simplesmente maravilhoso e a minha vida não era maravilhosa – disse o diretor em entrevista para a revista Vanity Fair em 2013.

Donen deixa a esposa, a roteirista Elaine May, de 83 anos, e três filhos.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Curiosidades que você precisa saber antes de ver o Oscar
2 Disney divulga 1º teaser de Frozen 2. Confira!
3 "Me identifico como uma filha de Deus", diz atriz no BAFTA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.