Leia também:
X Brasil aumenta produção de notas de peso argentino em 2023

Morre o terrorista Unabomber em prisão federal nos EUA

Theodore Kaczynski tinha 81 anos

Pleno.News - 10/06/2023 17h13 | atualizado em 11/06/2023 12h25

Ted Kaczynski, conhecido como Unabomber, em 1996 Foto: EFE/EPA/FBI

Morreu neste sábado (10), aos 81 anos, Theodore Kaczynski, o matemático formado em Harvard que se aposentou em uma cabana sombria na floresta de Montana e conduziu uma campanha de 17 anos de atentados que mataram três pessoas e feriram outras 23.

Apelidado de “Unabomber” pelo FBI, Kaczynski morreu no centro médico da prisão federal em Butner, Carolina do Norte, disse Kristie Breshears, porta-voz da agência federal Bureau of Prisons dos EUA, à Associated Press.

Ele foi encontrado inconsciente em sua cela na manhã de sábado e declarado morto por volta das 8h, acrescentou. A causa de sua morte ainda é desconhecida.

Antes de sua transferência para o centro médico da prisão, ele estava na prisão federal Supermax em Florence, Colorado, desde maio de 1998, quando foi condenado a quatro penas de prisão perpétua por uma campanha de violência que gerou medo nos campi universitários de todo o país.

Ele admitiu ter causado 16 explosões entre 1978 e 1995, que mutilaram permanentemente várias de suas vítimas.

BOMBAS CASEIRAS MORTAIS
Antes dos ataques de 11 de Setembro e das remessas de antraz (doença infecciosa causada por bactéria), as bombas caseiras mortais do “Unabomber” mudaram a maneira como os americanos despachavam pacotes e embarcavam em aviões, paralisando até mesmo as viagens aéreas na Costa Oeste em julho de 1995.

Kaczynski forçou o The Washington Post, juntamente com o The New York Times, a publicar um manifesto de sua autoria, de 35 mil palavras, “A sociedade industrial e seu futuro”, no qual afirmava que a sociedade moderna e a tecnologia criaram um sentimento de impotência e isolamento.

Mas isso levou à sua queda. Seu irmão, David, e sua esposa, Linda Patrik, reconheceram o tom do manifesto e informaram o FBI, que vinha procurando o “Unabomber” há anos naquela que foi a mais longa e cara caçada do país.

Em abril de 1996, as autoridades o encontraram em uma cabana de 3 x 4 metros nos arredores de Lincoln, Montana, repleta de revistas, um diário codificado, ingredientes explosivos e duas bombas prontas.

“Unabomber” ganhou apoiadores e foi comparado a Daniel Boone, Edward Abbey e Henry David Thoreau.

Mas uma vez que ele foi exposto como o eremita de olhos selvagens, cabelos compridos e barba, suportando os invernos de Montana em uma cabana, muitas pessoas viram Kaczynski como um solitário patético.

*AE

Leia também1 Brasil aumenta produção de notas de peso argentino em 2023
2 Crianças desaparecidas há 40 dias na Colômbia são achadas
3 Elon Musk usa meme para criticar identidade de gênero
4 EUA: Donald Trump responde a 37 acusações criminais
5 Pré-candidato à Presidência dos EUA, Pence critica Trump

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.