Morre o pintor colombiano Fernando Botero, de pneumonia
Artista havia deixado o hospital para se recuperar em casa
Pleno.News - 15/09/2023 11h39 | atualizado em 15/09/2023 12h47
O pintor e escultor colombiano Fernando Botero, o artista plástico mais célebre da Colômbia, conhecido por suas esculturas de figuras voluptuosas, morreu nesta sexta-feira (15), aos 91 anos, conforme informaram seus familiares.
O artista, nascido em 19 de abril de 1932 em Medellín, continuou pintando em seu ateliê até sofrer uma pneumonia que o levou a ser internado; mas nesta quinta (14), deixou o hospital para se recuperar em casa, no principado de Mônaco.
– Ele estava com a saúde muito debilitada há cinco dias porque desenvolveu pneumonia – explicou sua filha Lina Botero, em declarações à Caracol Radio, da Colômbia.
– Morreu aos 91 anos, teve uma vida extraordinária e partiu na hora certa – disse a filha, emocionada, que se lembra dele como uma pessoa “que dedicou a vida ao seu país, que foi tema da sua obra artística”.
O pintor estudou na Colômbia e na Real Academia de Arte de San Fernando, em Madri, e começou a expor na década de 60 nos Estados Unidos, com uma primeira exposição no Milwaukee Art Center onde começou a mostrar seu característico estilo figurativo.
Botero deixa uma longa obra artística; desde a sua característica e peculiar Mona Lisa aos casais com formas grossas dançando, passando pelas suas esculturas que adornam os cantos do mundo, mas sobretudo a sua cidade natal Medellín, à qual já doou dezenas de obras.
*EFE
Leia também1 Líbia esvazia cidade e busca por 10 mil desaparecidos
2 Mulher suspeita de dar golpe na mãe idosa morre ao cair de prédio
3 Maquiador de famosos, Rico Tavares morre após acidente
4 Ex-fugitivo brasileiro ficou 3 dias sem comer após escapar da prisão
5 Fé sob vigilância: Cristãos sofrem dura perseguição na China