Leia também:
X China promete retaliar EUA por derrubada de balão

Morre menino resgatado de caverna da Tailândia em 2018

Jovem tailandês morava no Reino Unido, após ganhar bolsa de estudos

Monique Mello - 15/02/2023 12h33 | atualizado em 15/02/2023 13h37

Duangpetch Promthep, ao centro, e colegas de time em 2018 Foto: EFE/EPA/Rungroj Yongrit

Duangpetch Promthep, um dos 12 meninos resgatados de uma caverna inundada na Tailândia em 2018, morreu no Reino Unido nesta terça-feira (14). Ele estava com 17 anos, e a morte foi confirmada nesta quarta (15), pela imprensa local.

O adolescente teria sofrido uma lesão cerebral durante um treino de futebol. Ele havia se mudado em 2022 para o condado de Leicestershire, no Reino Unido, após ganhar uma bolsa de estudos para jogar futebol na Brooke House College Football Academy.

Amigos do jovem contaram à rede britânica BBC que ele foi encontrado desacordado em seu dormitório no domingo (12), sendo imediatamente levado ao hospital, onde ficou até esta terça, quando veio a óbito.

A Zico Foundation, organização tailandesa responsável pela bolsa de Promthep, lamentou o ocorrido e prestou condolências. Companheiros de time também fizeram homenagens ao colega.

– Você me disse para esperar e ver você jogando na seleção. Eu sempre acreditei que você faria isso – disse Prachak Sutham, um dos meninos que foi resgatado com Duangpetch em 2018.

RELEMBRE O CASO
Ekapol Chanthawong, de 26 anos, treinador do time de futebol Javalis Selvagens, e os 12 meninos do time, entre 11 e 16 anos, entraram na caverna Tham Luang, na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia, durante uma excursão em 23 de junho de 2018, após o término de uma sessão de treinamento de futebol, quando uma súbita tempestade inundou o caminho de saída da gruta.

Após nove dias de buscas, uma expedição formada por dois mergulhadores britânicos localizou o grupo em um terreno seco a mais de quatro quilômetros de distância da entrada da caverna.

O treinador e os “javalis” estavam fracos e cansados pela falta de alimentos, já que, durante o tempo em que passaram perdidos na escuridão da caverna, só encontraram água.

As equipes de resgate traçaram um plano para que os meninos recuperassem suas forças enquanto estudavam a maneira mais segura de retirá-los do interior da montanha, pressionados pela possibilidade que novas chuvas voltassem a inundar a caverna, já que a Tailândia estava em plena temporada das monções.

Sedados, acompanhados por dois mergulhadores durante as imersões e transportados em macas pelas galerias, os “javalis” foram saindo em partes: no dia 8 de julho foram quatro resgatados, no dia 9 outros quatro e no dia 10 o restante, entre eles o treinador.

Leia também1 China promete retaliar EUA por derrubada de balão
2 Asteroide de 1,2 km vai passar "perto" da Terra nesta quarta
3 Vírus de Marburg, um dos mais letais, tem surto confirmado
4 Jogador aparece no Super Bowl com jaqueta vista como satânica
5 Óvnis abatidos pelo Canadá e EUA eram, na verdade, balões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.