Leia também:
X Médico que tentou alertar sobre coronavírus está na UTI

Morre o médico chinês que fez 1º alerta sobre coronavírus

Li Wenliang chegou a ser ameaçado pelo governo chinês por disseminar o alerta

Pleno.News - 06/02/2020 18h37 | atualizado em 06/02/2020 18h42

Li Wenliang tentou alertar sobre coronavírus Foto: Reprodução

O médico chinês Li Wenliang, que no fim de dezembro fez o primeiro alerta sobre o surgimento do coronavírus, não resistiu à doença e morreu nesta quinta-feira (6), já sexta-feira na China.

A morte, que ocorreu depois de uma parada cardíaca, foi confirmada ao jornal chinês Global Times por fontes do hospital central de Wuhan, onde ele estava internado.

Wenliang era um dos oito médicos chineses que fizeram o primeiro alerta sobre o surgimento do vírus mortal, o que fez com que fossem advertidos pela polícia.

Mais cedo, notícias sobre a morte de Wenliang começaram a circular pela imprensa mundial, mas fontes do governo chinês desmentiram a informação e afirmaram que o médico estava vivo.

Até a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a expressar condolências pelo falecimento de Wenliang, agora confirmado por fontes do hospital onde ele estava internado.

Segundo dados da Comissão Nacional de Saúde da China, 560 pessoas morreram na China depois de serem infectadas pelo novo coronavírus. O número de casos confirmados está se aproximando de 30 mil.

A OMS anunciou hoje que convocou cientistas de todo mundo que estudam o coronavírus para uma reunião nos próximos dias 11 e 12, em Genebra. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de exames para diagnosticar a doença provocada por ele, além de vacinas e medicamentos para tratá-la.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Suspeitas de coronavírus no Brasil diminuem para nove
2 Chinesa diz que quarentena é pior do que morrer em casa
3 Coronavírus: Mortes na China pela doença passam de 500

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.