Leia também:
X Confeiteiro que negou bolo a gays tem 3 vezes mais clientes

Morre Koko, a gorila capaz de se comunicar através de sinais

Ela tinha 46 anos e foi considerada a primata mais inteligente do mundo

Camille Dornelles - 21/06/2018 14h56

Gorila Koko, a mais inteligente do mundo Foto: Divulgação/Fundação Gorila

Koko, a gorila que era capaz de se comunicar através da linguagem de sinais, morreu na terça-feira (19) aos 46 anos. Ela vivia em seu refúgio protegido nas montanhas de Santa Cruz, na Califórnia, Estados Unidos.

– Koko chegou a milhões de pessoas como embaixadora de todos os gorilas e um ícone de comunicação e empatia entre espécies. Ela foi amada e deixará saudades – informou a Fundação Gorila, através de comunicado.

Koko ou Hanabi-ko (Fogos de Artifício, em japonês) nasceu no zoológico de São Francisco em 4 de julho de 1971 e tinha um “extraordinário domínio da linguagem de sinais e era a principal embaixadora de sua espécie em perigo de extinção”, segundo seus cuidadores. A causa da morte não foi revelada.

– O impacto foi profundo e o que ela nos ensinou sobre a capacidade emocional dos gorilas e suas habilidades cognitivas continuará mudando o mundo – acrescentou a fundação.

Koko aprendeu mais de mil sinais com a pesquisadora Francine “Penny” Patterson e era capaz de demonstrar emoções e alguns substantivos específicos, como “gato”, “pranto” e “pesar”. A gorila já foi capa da revista National Geographic em 1978.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 STJ libera visitas a animal de estimação após separação
2 Sul-africanos criam sorvete de leite de inseto
3 Luisa Mell recebe homenagem por defesa de animais

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.