Leia também:
X Nicarágua irá romper relações diplomáticas com o Vaticano

Montanhas de lixo se acumulam em Paris devido à greve

Franceses protestam contra reforma da previdência

Pleno.News - 13/03/2023 09h31 | atualizado em 13/03/2023 17h17

Montanhas de lixo se acumulam em Paris devido à greve Foto: EFE/EPA/TERESA SUAREZ

Os sacos de lixo se acumulam em Paris, onde 5.400 toneladas de resíduos não foram recolhidos devido à greve dos garis, que protestam pelo sétimo dia consecutivo contra a reforma da previdência, segundo a prefeitura. Além dos garis, três centrais de incineração na região da capital francesa também estão paradas. Em alguns bairros, os sacos de lixo ocupam toda a calçada.

Os agentes municipais recolhem todo o lixo em metade da cidade, enquanto a outra metade é administrada por empresas privadas. O sindicato CGT, o maior da França, afirma que os garis e motoristas de caminhões de lixo podem se aposentar aos 57 anos sem bonificações, idade que seria adiada e aumentada para 59 anos em caso de aprovação da reforma.

O projeto, proposto pelo presidente Emmanuel Macron, pretende aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos a partir de 2030. Além disso, antecipa para 2027 a exigência de 43 anos de contribuição (e não 42 como atualmente) para o direito a receber pensão integral.

– A maioria dos funcionários do departamento de gestão de lixo e águas tem uma expectativa de vida entre 12 a 17 anos inferior ao restante dos trabalhadores – destaca o sindicato.

O Senado francês (Câmara Alta) aprovou no último sábado (11) a polêmica reforma, que ainda será votada na Assembleia Nacional (Câmara Baixa), provavelmente nesta quinta (16).

*AE

Leia também1 Franceses protestam nas ruas pela 7ª vez contra reforma
2 Nicarágua irá romper relações diplomáticas com o Vaticano
3 Papa diz que ideologia de gênero é "colonização ideológica"
4 Vídeo: Cantor de 27 anos morre após desmaiar durante show
5 Ditadura de Ortega toma bens e apaga registros de opositores

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.