Ministro russo morre ao tentar salvar cinegrafista no Ártico
Ministro de Emergências, da Rússia, estava em treinamento no Círculo Polar Ártico
Pleno.News - 08/09/2021 16h38 | atualizado em 08/09/2021 18h38

O ministro de Emergências, da Rússia, Yevgeny Zinichev, morreu enquanto salvava a vida de um cinegrafista durante a realização de exercícios de treinamento, nesta quarta-feira (8).
De acordo com um comunicado oficial citado pela agência RIA Novosti, Zinichev, de 55 anos, faleceu durante o cumprimento de suas funções em exercícios de proteção da “zona ártica contra emergências”. A nota indica que o trágico evento ocorreu na cidade de Norilsk, localizada no Círculo Polar Ártico, sem fornecer mais detalhes.
– O Ministério de Emergências informa, com pesar, que Yevgeny Zinichev morreu tragicamente no cumprimento do dever enquanto assistia a exercícios interserviços para proteger a zona do Ártico de emergências, salvando a vida de uma pessoa – disse o ministério, de acordo com o órgão estatal.
Conforme a emissora de TV russa RT, o ministro morreu enquanto tentava salvar a vida do cineasta Aleksandr Melnik, que escorregou durante uma gravação e caiu de um penhasco na água. O profissional estava no Ártico para fazer um documentário sobre o desenvolvimento da região e da Rota Marítima do Norte. Melnik acabou não sobrevivendo também.
O presidente russo, Vladimir Putin, foi um dos primeiros a expressar suas condolências e um profundo pesar pela morte trágica de Zinichev, descrita como uma “grande perda”. Putin havia trabalhado por vários anos com Yevgeny Zinichev.
– É uma grande perda! – disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
*EFE
Leia também1 França começa a julgar acusados por atentados terroristas de 2015
2 Max Lucado é diagnosticado com aneurisma: 'Nas mãos de Deus'
3 Casa Civil: 'Argentinos entraram de maneira irregular no Brasil'
4 "Dragão Azul" surge em praia de SP e surpreende banhistas