Leia também:
X Conservadores vencem eleição para Constituinte no Chile

Ministro da Educação sérvio renuncia após massacre escolar

Ministro falou em "tragédia cataclísmica" e disse que sua carta de renúncia é "irrevogável"

Pleno.News - 08/05/2023 09h43 | atualizado em 08/05/2023 10h36

Funeral das oito vítimas de ataque em escola Foto: EFE/EPA/ANDREJ CUKIC

O ministro da Educação da Sérvia, Branko Ruzic, renunciou ao cargo neste domingo (7), poucos dias após um estudante de Belgrado, de 13 anos, ter matado a tiros oito colegas e um segurança, além de deixar outros sete feridos.

Depois dessa tragédia, que abalou o país em 3 de maio, no dia seguinte um jovem de 21 anos cometeu outro tiroteio que matou oito pessoas e feriu 14, a maioria adolescentes e jovens.

Na sua carta de renúncia “irrevogável” dirigida à primeira-ministra, Ana Brnabic, o ministro afirma que apresentou a sua demissão ainda no dia em que ocorreu a “tragédia cataclísmica”, segundo informaram emissoras locais.

Ruzic afirma que “levará para toda a vida, como um selo na sua alma, as imagens dramáticas dos acontecimentos na escola, as lágrimas derramadas ao expressar as condolências aos pais desconsolados das vítimas”.

Milhares de cidadãos pediram a demissão de Ruzic quando se reuniram em frente à escola primária Vladislav Ribnikar, em Belgrado, após a tragédia, indignados com o fato de ele ter atribuído o crime a “valores ocidentais”.

– A Sérvia, infelizmente, faz parte de um mundo onde esse tipo de coisas acontece cada vez com mais frequência. A influência cancerígena e fatal da internet, dos videogames, dos chamados valores ocidentais é evidente e é claro que é necessária uma grande mudança de rumo – declarou Ruzic, após o massacre na escola.

A oposição e a imprensa independente o acusaram de utilizar a tragédia de forma impiedosa para promover as suas posições antiocidentais.

A oposição pró-ocidental anunciou um protesto diante do Parlamento em Belgrado, na segunda-feira (8), com o lema “Sérvia contra a violência”, para exigir a demissão de vários ministros, entre outras reivindicações.

*EFE

Leia também1 Conservadores vencem eleição para Constituinte no Chile
2 Justiça autoriza encontros de grupo satânico em escola
3 Trump amplia vantagens para concorrer a eleição em 2024
4 Morre na Bolívia o general que capturou Che Guevara
5 Ataque a tiros deixa 8 mortos em shopping no Texas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.