Leia também:
X Marinha do Marrocos resgata 136 emigrantes à deriva

Migrantes se reunirão para decidir se seguem aos EUA

Caravana se reagrupará na Cidade do México, segundo um ativista

Jade Nunes - 05/11/2018 08h27

Migrantes se reunirão na Cidade do México Foto: EFE/Hilda Ríos

A caravana de centro-americanos que entrou em território mexicano no dia 19 de outubro se reagrupará na Cidade do México nos próximos dias para decidir se continua viagem rumo aos Estados Unidos ou toma outra decisão, informou o sacerdote católico e ativista mexicano Alejandro Solalinde.

– A ideia que nós temos é que todos se juntem na Cidade do México e parece que vamos conseguir, embora alguns já tenham partido para o norte do país há dois dias, mas são poucos – contou Solalinde a veículos de imprensa neste domingo (4).

O sacerdote explicou que a maioria dos 5 mil centro-americanos já reunidos se dividirão em dois grupos. No primeiro estarão os que querem ir aos Estados Unidos para reunir a família ou por alguma outra razão.

O segundo grupo será das pessoas que decidirem ficar no México seja “porque têm parentes em alguma cidade ou estado mexicano ou uma oferta de trabalho”.

A titular da Comissão de Direitos Humanos da Cidade do México, Nashieli Ramírez, disse que neste domingo chegaram cerca de 500 pessoas e no decorrer do dia esperam a chegada de outras 1.000.

Nashieli afirmou que a cidade “está preparada” para receber os migrantes e que autoridades e organismos precisam iniciar uma discussão para ver como os governos locais abordam assuntos globais.

– No caso da Cidade do México estamos trabalhando nesta ponte humanitária para dar uma imagem diferente. A lógica é entender como esta cidade responde à tentação de abordar a migração como um assunto de segurança nacional ou aborda a migração como um assunto de segurança humana.

Desde meados de outubro, milhares de migrantes em caravanas formadas na sua maioria por hondurenhos, mas que também incluem salvadorenhos e guatemaltecos, avançam rumo aos EUA cruzando estes países e o México.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Presidente do Banco Central defende reajustes fiscais
2 Marinha do Marrocos resgata 136 emigrantes à deriva
3 Quatorze civis morrem em ataque à província na Síria

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.