Leia também:
X Homem sai da UTI após 42 dias intubado e ganha na Mega-Sena

México autoriza uso de antiviral Remdesivir contra a Covid-19

Cofepris esclareceu que o medicamento deve ser usado apenas com indicação terapêutica

Pleno.News - 13/03/2021 18h10 | atualizado em 13/03/2021 18h21

Remdesivir é um antiviral usado no tratamento para o Ebola Foto: Divulgação

A Comissão Federal para Proteção contra Riscos à Saúde (Cofepris) do México autorizou nesta sexta-feira (12) o antiviral Remdesivir para o tratamento contra a Covid-19.

Em comunicado, o órgão do governo disse que, após uma avaliação da Comissão de Autorização Sanitária, responsável por garantir o cumprimento dos requisitos necessários em termos de qualidade, segurança e eficácia, o medicamento “foi autorizado a apoiar as ações de atendimento contra a Covid-19”.

Entretanto, o Cofepris esclareceu que o Remdesivir deve ser usado apenas com indicação terapêutica e ressaltou que os pacientes devem consultar um médico antes de usá-lo, mesmo quando houver sintomas característicos da doença.

Até agora, este antiviral vinha sendo usado no país contra a Covid-19 apenas em um protocolo de pesquisas na Cidade do México, que também incluía baricitinibe e dexametasona.

Nesse protocolo, 1.666 pacientes foram tratados em instituições como o Instituto Nacional de Nutrição Salvador Zubirán, a Unidade Temporária Citibanamex, o Hospital Geral Ajusco Medio e o Hospital Geral Enrique Cabrera, em colaboração com o Instituto de Saúde para o Bem-estar.

O estudo, iniciado em 18 de fevereiro, só foi realizado em pacientes com menos de 10 dias de evolução dos sintomas e com necessidade de oxigenação, a fim de evitar o uso de um ventilador ou estágios mais avançados.

Pesquisadores no Reino Unido estimaram no final do ano passado que o Remdesivir poderia ser um antiviral eficaz contra o novo coronavírus.

Entretanto, os resultados de grandes ensaios clínicos foram inconclusivos, e no início de outubro a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que o medicamento não reduziu significativamente as taxas de mortalidade.

*EFE

Leia também1 Anvisa aprova medicamento Remdesivir contra a Covid-19
2 Anvisa dá registro definitivo à vacina de Oxford/AstraZeneca
3 Vacinados contra a Covid-19 no Brasil chegam a 9,5 milhões
4 Empresas de oxigênio terão que informar Anvisa sobre estoques
5 Governo assina contrato por 10 milhões de doses da Sputnik V

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.