Merkel discursa pelo fim do antissemitismo e do racismo
Chanceler alemã participou de ato em prol dos judeus vítimas do nazismo
Pleno.News - 09/11/2018 14h46

A chanceler alemã Angela Merkel participou de um ato solene em homenagem aos judeus mortos pelo nazismo. A cerimônia foi realizada, nesta sexta-feira (9), na sinagoga Rykestrasse, em Berlim, capital da Alemanha. Vestida de preto, Merkel discursou que o Estado não pode mais tolerar ataques determinados por causa de sua fé ou da cor da pele.
– Trabalharemos juntos para que algo como o que ocorreu há 80 anos não se repita nunca mais. O dia 9 de novembro de 1938 foi um dia no qual o nacional-socialismo mostrou sua verdadeira face. Muita gente tolerou ou exerceu violência, os vizinhos se transformaram em criminosos e com os “pogroms” foi traçado o caminho para o Holocausto – declarou a chanceler.
O termo pogrom deriva do russo e significa “causar estragos, destruir violentamente”. A palavra faz menção aos violentos ataques físicos da população contra os judeus, tanto no império russo como em outros países. A palavra tornou-se de uso comum durante as grandes revoltas antissemitas. Durante o nazismo na Alemanha,os pretextos para os pogroms eram ressentimentos econômicos, sociais, e políticos contra os judeus.
– O que no início era algo punido pela lei começou a ser tolerado e depois inclusive começou a ser uma conduta desejada. Atualmente temos outra vez uma vida judia florescente na Alemanha. O que é um presente depois da catástrofe do Holocausto, mas também vemos antissemitismo, que às vezes é expressado abertamente nas ruas e na internet – encerrou Merkel.
* Com informações de EFE
Leia também1 Tunísia determina exame retal para identificar homossexuais
2 Mais de 100 mil imigrantes já cruzaram o mar Mediterrâneo
3 Michelle Obama revela que fez fertilização para ter as filhas