Medo da Rússia leva países a comprarem sistemas de Israel
Nações europeias adquiriram soluções para seus sistemas de defesa aérea
Pleno.News - 16/05/2025 10h47 | atualizado em 16/05/2025 11h13

Diante da crescente imprevisibilidade da Rússia, países europeus buscam em Israel soluções avançadas para seus sistemas de defesa aérea. A Alemanha lidera essa movimentação com um acordo bilionário para aquisição do sistema Arrow 3.
Outras nações europeias, como Finlândia, Eslováquia e Chipre, também fecharam negócios para garantir sistemas de defesa israelenses com diferentes alcances. O interesse pela tecnologia de defesa de Israel se intensificou após os testes em combate contra múltiplos inimigos desde outubro de 2023.
Apesar do interesse e das vendas, analistas ressaltam que a autonomia da indústria de defesa de Israel ainda depende da colaboração e aprovação dos Estados Unidos para alguns de seus principais sistemas.
REUNIÃO ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA
Depois de se reunirem por menos de duas horas em Istambul, as delegações de Ucrânia e Rússia encerraram a primeira reunião direta entre ambas desde 2022 para tentar encontrar uma solução negociada para a guerra causada pela invasão russa, informou a agência de notícias turca Anadolu.
A agência informa que a reunião, que foi mediada pelo ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidfan, durou uma hora e 45 minutos. Suspilne, a emissora de televisão pública ucraniana, noticiou uma “pausa” nessas conversas.
Durante a reunião, a Rússia impôs como condição que a Ucrânia retire suas tropas das quatro regiões ucranianas que Moscou anexou durante a invasão, disse uma fonte da delegação ucraniana à Suspilne.
A agência de notícias russa Tass indicou que as duas delegações ainda não decidiram se retomarão as negociações após o que ela também descreve como uma pausa.
*AE
Leia também1 Lula é convidado para o G7 e pode encontrar Trump pela 1ª vez
2 Donald Trump diz estar disposto a se reunir com Vladimir Putin
3 Negociações entre Ucrânia, EUA e Turquia começam em Istambul
4 Lula e Janja vão ao funeral do ex-guerrilheiro Pepe Mujica
5 Malafaia posta vídeo em inglês e critica perseguição a imigrantes