Leia também:
X Iowa, nos EUA, publica lei que dificulta realização de abortos

Médicos operam mulher para tirar tumor de 60 quilos

Paciente já voltou às atividades normais e poderá ter filhos, se quiser

Ana Luiza Menezes - 04/05/2018 21h38 | atualizado em 04/05/2018 23h45

No Hospital Danbury, em Connecticut, Estados Unidos, uma mulher foi operada para retirar um tumor de 60 quilos de seu ovário. A cirurgia durou cinco horas e foi realizada no dia 14 de fevereiro. A equipe médica esperou até que a professora de 38 anos voltasse às atividades normais para que o procedimento fosse noticiado ao público. A identidade da paciente não foi revelada.

– Eu poderia esperar ver um tumor de 11kg, mas um de 60kg é muito raro. Quando conheci a paciente, ela estava extremamente desnutrida porque o tumor estava em seu trato digestivo. Ela usava uma cadeira de rodas por causa do peso do tumor – afirmou Vaagn Andikyan, médico oncologista ginecológico do Western Connecticut Health Network.

A biópsia revelou que o tumor era benigno e, portanto, não cancerígeno.

A luta da mulher começou quando o cisto começou a crescer cerca de 4,5 quilos por semana em novembro de 2017. Com o rápido ganho de peso, ela procurou um ginecologista, que constatou a grande massa ovariana após exames. O cisto não tinha se espalhado para fora do ovário, mas era uma ameaça à sua vida porque comprimia vasos sanguíneos próximos.

Para resolver o problema, foi possível realizar uma única cirurgia. Foram retirados o tumor, o ovário esquerdo, a trompa esquerda e o tecido que estava aderindo ao ovário da paciente. O excesso de pele foi removido e o abdome, reconstruído. De acordo com o médico, como o útero e o ovário direito foram salvos, a mulher pode ter filhos se assim desejar.

Leia também1 Ministério da Saúde confirma 394 mortes por febre amarela
2 Doadores de medula óssea são isentos de taxa de concursos
3 Pastor Claudio Duarte cancela agenda: 'Saúde em 1º lugar'

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.