Leia também:
X Ouça! Nasa extrai novo som de buraco negro emitido no espaço

Médico doa próprio rim para ex-paciente na fila de transplante

Aji Djamali afirmou que visava ajudar o amigo e inspirar pessoas a fazerem o mesmo

Thamirys Andrade - 24/08/2022 10h55 | atualizado em 24/08/2022 11h26

Médico doa próprio rim para ex-paciente na fila de transplante Foto: UW Health

Uma emocionante história de solidariedade entre um médico e um paciente aconteceu nos Estados Unidos este ano. Aji Djamali, nefrologista de 53 anos, decidiu doar um de seus rins para seu ex-paciente, John Jartz, de 68, diagnosticado com uma doença renal policística há sete anos. Ambos possuem o mesmo tipo sanguíneo raro, e o médico se ofereceu para ser o doador a fim de ajudar o amigo e inspirar pessoas a terem atitudes semelhantes.

Os dois se conheceram há alguns anos, quando John estava sob tratamento no Centro de Transplante da Universidade de Wisconsin, na cidade de Madison. Em entrevista à revista People, Aji contou que já havia cogitado doar um de seus rins ao paciente à época, mas sua esposa pediu que ele esperasse até seus filhos se tornarem adultos. Após a graduação deles na faculdade, o médico decidiu que estava na hora de fazer a boa ação.

– Sempre fiquei admirado com as pessoas que doavam órgãos. Isso me fascinava. E logo decidi que não queria apenas falar por falar. Eu queria cumprir a palavra – explicou.

O nefrologista comunicou sua intenção ao ex-paciente por meio de uma ligação. Nela, Aji contou que conhecia alguém com o mesmo tipo sanguíneo que ele que estava interessado em ser o doador. Quando John perguntou quem era tal pessoa, o médico respondeu “eu”.

Aji relata que aquele foi um momento comovente e que ambos choraram.

– Mesmo agora, quando falo sobre isso, me emociono – contou o médico.

A cirurgia foi realizada no dia 29 de junho e ocorreu de forma bem-sucedida. Aji voltou ao trabalho dois dias depois, e John recebeu alta cinco dias após o procedimento.

– Metade do motivo foi ajudar John, mas a outra razão foi encorajar as pessoas a ajudarem aos outros, inspirá-las a considerarem fazer algo e ajudarem os mais de 90 mil pacientes em todo o país que estão em listas de espera para fazer um transplante – assinalou Aji.

Leia também1 Ouça! Nasa extrai novo som de buraco negro emitido no espaço
2 Dilma sai em defesa de Cristina Kirchner: "Perseguição judicial"
3 Jornalista é assassinado a tiros dentro de carro no México
4 Atleta brasileiro morre durante ultramaratona de trilha
5 Argentina: MP pede 12 anos de prisão para Cristina Kirchner

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.