Leia também:
X Editora do Wall Street Journal sobre Lula: ‘Demagogo obcecado’

Marina diz estar sangrando após derrota em Congresso da Rede

Ministra perdeu a disputa pelo comando de seu partido para um grupo mais à esquerda

Pleno.News - 17/04/2023 12h48 | atualizado em 17/04/2023 16h08

Marina Silva Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou ser alvo de ataques por todos os lados após a sua chapa perder a disputa pelo comando nacional do partido Rede Sustentabilidade.

– Neste momento, saio daqui sangrando – disse, após o resultado, que consagrou como vencedora a chapa “Rede Vive Pela Base”, encabeçada pela ex-senadora Heloísa Helena (AL) e pelo engenheiro ambiental Wesley Diógenes, apoiados pelo senador e líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (AP).

Marina usou a imagem de um bisão, um bovino de grande porte, sendo atacado por leões por todos os lados para falar de como estava se sentindo com o resultado.

– Ele é muito forte, muito grande, mas ele morreu – disse a ministra.

O grupo mais à esquerda da Rede Sustentabilidade foi que venceu neste domingo (16), por 234 votos a 165, a disputa pelo comando nacional da legenda. O resultado evidenciou um racha interno, com os principais nomes da legenda, Marina e Randolfe, divididos sobre os rumos do partido. A convenção da sigla em que ocorreu a eleição foi realizada neste domingo, em Brasília.

A eleição do novo comando foi marcada por acusações e troca de farpas. Adversários chegaram a afirmar que Marina ofereceu cargos em troca do apoio à sua chapa. Disseram ainda que a ministra seria “amiga de banqueiros”. Ela rebateu todas as acusações.

– Taxações indevidas, insinuações que ferem honras e biografias. Eu jamais faria isso com quem quer que seja. Já fui chamada de homofóbica, fundamentalista. Não é com rótulo, com conversinhas por trás, e palavras doces pela frente, que vamos ser diferentes – disse a ministra durante o seu discurso.

A chapa vencedora, da ex-senadora Heloísa Helena e do engenheiro ambiental Wesley Diógenes, defende um alinhamento programático exclusivamente à esquerda. A chapa perdedora, batizada de “Rede Vive” e que contou com apoio de Marina, nomeou Giovanni Mockus e Joênia Wapichana, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), como postulantes aos postos.

Essa vertente crê que é preciso abranger não apenas a esquerda, mas grupos de outros espectros políticos.

*AE

Leia também1 Editora do Wall Street Journal sobre Lula: 'Demagogo obcecado'
2 Mudanças de planos: Lula decide ir à coroação do rei Charles III
3 Guga Chacra diz ser "absurdo" Lula culpar Ucrânia por guerra
4 Quem é Serguei Lavrov, ministro russo que vai se reunir com Lula
5 Lula insiste que Ucrânia também tem responsabilidade por guerra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.