Mariá Corina foi indicada por Marco Rubio ao Nobel da Paz
O secretário dos EUA foi escolhido por Trump para negociar com o Brasil
Pleno.News - 10/10/2025 17h42 | atualizado em 10/10/2025 18h44

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, designado pelo presidente Donald Trump para tratar com o Brasil sobre a taxação de produtos, foi o responsável por indicar María Corina Machado ao Prêmio Nobel da Paz de 2025.
A nomeação foi feita em agosto de 2024, quando Rubio ainda era senador pela Flórida. A carta de indicação, enviada ao Comitê Norueguês do Nobel, também foi assinada por outros parlamentares republicanos, como Rick Scott, Mario Díaz-Balart, María Elvira Salazar, Michael Waltz, Neal Dunn, Byron Donalds e Carlos Gimenez.
No documento, disponível no site do senador Rick Scott, Rubio e seus colegas afirmam que Machado “representa a esperança e a resiliência de um povo que há 25 anos sofre com a opressão do regime de Nicolás Maduro”. Eles descrevem a líder venezuelana como uma “figura de coragem e moralidade” e pedem que seja reconhecido “seu compromisso incansável com a restauração da democracia e dos direitos humanos na Venezuela”.
María Corina Machado foi a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, o mesmo ano em que o próprio Trump fez campanha para receber a honraria, mas não foi escolhido.
Pelo testamento de Alfred Nobel, o prêmio deve ser concedido a pessoas ou organizações que promovam a fraternidade entre as nações, a redução de exércitos permanentes e a realização de congressos de paz. O comitê responsável pela escolha é formado por cinco membros que deliberam em sigilo em Oslo, na Noruega.
Leia também1 Casa Branca anuncia início de demissões após paralisação
2 Gayer pede auditoria sobre política fiscal do governo Lula
3 Frango vencido há oito anos é apreendido durante fiscalização
4 TJ-SP inaugura sua primeira obra de arte inspirada no Candomblé
5 Investigação aponta relação entre postos de gasolina e bebidas



















