Leia também:
X Advogado de Trump elogia Castro e acusa STF de favorecer o crime

Marco Rubio confirma ajuda para Cuba após impactos de furacão

Anúncio foi feita em nota oficial divulgada nesta quinta-feira

Pleno.News - 31/10/2025 09h38 | atualizado em 31/10/2025 10h30

Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos Foto: EFE/EPA/ALEX WROBLEWSKI

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou, nesta quinta-feira (30), que o governo americano vai oferecer ajuda humanitária “imediata” ao “povo de Cuba afetado” pela passagem do furacão Melissa.

– Estamos preparados para oferecer ajuda humanitária imediata ao povo de Cuba afetado pelo furacão – escreveu Rubio na rede social X.

Na mensagem, o chefe da diplomacia norte-americana incluiu o povo de Cuba e disse que o auxílio deve ser realizado de forma direta aos necessitados e também por meio de parceiros locais.

– Assim como nos países vizinhos do Caribe, o Departamento emite uma Declaração de Assistência Humanitária para Cuba e está preparado para fornecer assistência humanitária imediata, tanto diretamente quanto por meio de parceiros locais que possam distribuí-la da maneira mais eficaz a quem necessita – escreveu o secretário de Estado em outra mensagem no X.

O chefe da diplomacia americana fez um apelo para que aqueles que desejam apoiar o povo cubano o façam por meio de doações, já que, segundo explicou, a legislação americana contém “isenções e autorizações” para doações privadas de comida a Cuba, apesar do embargo.

Rubio, filho de imigrantes cubanos, tem uma postura fortemente crítica contra o castrismo e defende a manutenção da pressão para forçar uma transição para a democracia.

– O presidente Donald Trump autorizou uma resposta imediata por parte dos Estados Unidos e ordenou ao Departamento de Estado que mobilizasse ajuda para as comunidades afetadas – disse o Departamento de Estado em um comunicado sobre o auxílio a todos os territórios atingidos.

O furacão Melissa, que passou da categoria 5 para 2, avança em direção a Bermudas, onde se espera que a situação piore à noite. O fenômeno climático deixou um rastro de destruição e mortes em Haiti, Jamaica e Cuba, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

*EFE

Leia também1 Após megaoperação, Castro ganha mais de 500 mil seguidores
2 Ministro fala em trocar carteira de trabalho por Bolsa Família
3 Alerj fará homenagem a policiais mortos durante operação
4 Quem eram os principais alvos da megaoperação no Rio de Janeiro
5 Emocionante! Filha do sargento Heber escreve carta de adeus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.