Manifestantes voltam a fazer protestos em Hong Kong
Grupo pede ajuda do Reino Unido para colocar pressão contra a China
Paulo Moura - 15/09/2019 12h54

Manifestantes voltaram a protestar nas ruas de Hong Kong neste domingo (15). O grupo se reuniu em Causeway Bay para comemorar o Dia Internacional da Democracia, ato que estava proibido pela administração local.
Com roupas pretas, parte dos que protestavam usaram contêineres de lixo e cones de trânsito para construírem barricadas contra a polícia, que usou água e gás lacrimogêneo para dispersar um grupo que tentou atacar o complexo administrativo do território semiautônomo.
Os confrontos, que começaram cerca de três horas após o início do protesto, encerraram uma relativa pausa nos últimos dias na intensidade de confrontos entre a polícia e os manifestantes, que protestam desde o dia 9 de junho contra o que consideram uma crescente influência da China e o governo de Carrie Lam, acusada de ser pró-Pequim.
No protesto deste domingo, os manifestantes fizeram um ato do lado de fora do consulado britânico em Hong Kong para pedir que Londres faça mais para proteger os cidadãos de sua antiga colônia e aumente a pressão sobre Pequim para que mantenha as liberdades de quem mora no território.
Leia também1 Hong Kong: Líderes pedem oração por solução pacífica
2 Hong Kong: Aeroporto reabre após protestos contra China
3 EUA: Trump confirma morte do filho de Osama bin Laden