Leia também:
X Colômbia propõe que prática de incesto deixe de ser crime

Mais de 60% das mulheres que abortam se sentem pressionadas

Pesquisadora afirma que a indústria do aborto busca controlar as mulheres

Priscilla Brito - 24/02/2023 16h08 | atualizado em 24/02/2023 19h01

Imagem Ilustrativa
(Imagem ilustrativa) Foto: Ayşegül Akdaş / Pexels

Uma pesquisa apontou que mais de 60% das mulheres que abortam dizem se sentir pressionadas para tirar a vida de seus bebês. O estudo foi realizado pelo Lozier Institute, organização que lidera o movimento pró-vida nos Estados Unidos e divulgado no final de janeiro.

Após o Federal Drug Administration (FDA), agência sanitária dos EUA, autorizar a venda de pílulas abortivas sem prescrição médica, uma das pesquisadoras e associada sênior do instituto, Tessa Longbons, se mostrou preocupada. Ela prevê que o ato de induzir ou pressionar mulheres a praticarem o aborto deve aumentar. Longbons também afirma que a indústria do aborto busca controlar as mulheres.

– O aborto não empodera as mulheres. Muito pelo contrário, a indústria do aborto permite e dá apoio àqueles que buscam controlar as mulheres. Essa coerção pode ter repercussões duradouras na saúde mental, e agora que o FDA permite que a pílula abortiva seja distribuída sem que a mulher vá ao médico, o problema de coerção da indústria do aborto só deve piorar – observou.

A pesquisa ouviu mais de mil mulheres com idades entre 41 e 45 anos, todas residentes no país. De acordo com os autores da pesquisa, o fato de escolherem mulheres nessa faixa etária é com o objetivo de “capturar a experiência de mulheres que completaram a maior parte de suas vidas reprodutivas”.

O RESULTADO DA PESQUISA
Das 1.039 entrevistadas, 39 não concluíram a pesquisa. No entanto, 22 das que desistiram de concluir o estudo relataram histórico de aborto.

Das mil mulheres que finalizaram a pesquisa, 226 afirmaram ter feito no mínimo um aborto. Deste total, 61% das entrevistadas “relataram sentir um alto nível de pressão para abortar em pelo menos uma escala”.

O estudo aponta que parceiros, família, situações financeiras e outras circunstâncias não especificadas – sendo esta última a mais apontada pela pesquisa – são fortes fatores para a realização do aborto. As mulheres também afirmaram ter sentido pressão de mais de uma pessoa.

O Lozier Institute dispõe a divulgação desses dados com o objetivo de educar os formuladores de políticas, mídia e os cidadãos sobre o valor da vida. Os dados da pesquisa foram retirados do estudo Efeitos da pressão para abortar nas respostas emocionais e na saúde mental das mulheres.

As informações foram divulgadas pelo jornal Gazeta do Povo.

Leia também1 Anvisa suspende lotes de preservativos por falha em teste
2 Biden diz que seguirá lutando para restaurar direito ao aborto
3 Talitha Pereira critica governo Lula por flexibilizar o aborto
4 Malafaia detona o governo Lula após decisão sobre o aborto
5 "Igreja Católica não é a favor do aborto", diz dom Odilo Scherer

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.