Leia também:
X Holanda veta app em telefones de funcionários públicos

EUA: Mais de 420 mil estudantes ficam em casa por greve escolar

Funcionários de instituições de ensino públicas exigem melhores salários e condições de trabalho

Pleno.News - 22/03/2023 09h10 | atualizado em 22/03/2023 11h36

Mais de 420 mil estudantes ficam em casa por greve escolar nos EUA Foto: Pexels

Mais de 420 mil estudantes no distrito escolar de Los Angeles, o segundo maior nos Estados Unidos, ficaram em casa, nesta terça-feira (21), durante o primeiro de três dias de uma greve convocada por funcionários de instituições de ensino públicas que exigem melhores salários e condições de trabalho.

Motoristas de ônibus, guardas, assistentes de estudantes de educação inclusiva e trabalhadores de cantina em mil escolas na área metropolitana de Los Angeles exigem um aumento salarial de 30% e mais 2 dólares (aproximadamente R$ 11) por hora para os funcionários com salários mais baixos.

Agrupados na seção Local 99 do Sindicato Internacional de Empregados de Serviços (SEIU), os 30 mil trabalhadores grevistas acreditam que é necessário um aumento para lidar com o elevado custo de vida na cidade nos últimos anos.

O Local 99 negociou sem sucesso com o distrito escolar até o final da tarde de ontem, depois de também se reunir na semana passada, quando chegou a melhor e última oferta: um aumento acumulado de 23% nos salários dos trabalhadores desde 2020.

– O distrito escolar nos considerou trabalhadores essenciais durante a pandemia de Covid-19, mas eles parecem ter se esquecido. As negociações estão atualmente em um impasse – disse Conrado Guerrero, presidente do Local 99.

A declaração foi dada durante uma passeata no Centro de Los Angeles, nesta terça-feira.

O superintendente do distrito escolar, Alberto Carvalho, emitiu nesta terça um comunicado dizendo que buscará retomar o diálogo, mas frisou que a proposta da semana passada já era uma “oferta histórica” que reconhecia “os grandes sacrifícios deste grupo de trabalhadores”.

As escolas do distrito em greve servem 300 mil cafés da manhã e 285 mil almoços a estudantes de origem latino-americana e negros de comunidades desfavorecidas, que receberão os alimentos em 24 locais da cidade organizados pela prefeitura durante a paralisação.

Professores Unidos de Los Angeles (UTLA), um sindicato de 35 mil professores, demonstrou solidariedade e se juntou à greve, enquanto negociava um aumento salarial de 20% ao longo de dois anos, começando com 10% para o ano letivo em curso.

Os membros do SEIU têm trabalhado sem contrato desde junho de 2020 e o acordo dos professores expirou em junho de 2022.

A greve atual marca a mais longa interrupção no segundo maior sistema escolar do país, após a greve dos professores de seis dias em 2019.

*EFE

Leia também1 Holanda veta app em telefones de funcionários públicos
2 Estudo: Limpar nariz com o dedo aumenta risco de Alzheimer
3 Professora não binária diz que quer confundir as crianças
4 Empresário gasta US$ 2 milhões por ano para voltar a ter 18 anos
5 Teólogo cristão é demitido após tuíte contra homossexualidade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.