Mais de 200 alpinistas estão presos no Monte Everest há 3 dias
Ponto mais alto do mundo foi atingido por forte nevasca
Pleno.News - 07/10/2025 13h44 | atualizado em 07/10/2025 14h09

Mais de 200 alpinistas ainda estão presos no Monte Everest nesta terça-feira (7,) após uma nevasca atingir a região no último sábado (4). Eles caminham com a ajuda de guias até um ponto de encontro, onde receberão o atendimento necessário, de acordo com a emissora estatal CCTV. O grupo passou a noite desta segunda (6), em tendas a uma altitude de mais de 4,9 mil metros.
Outras 350 pessoas que também ficaram presas no sábado já conseguiram sair. O alpinista Eric Wen estava nesse grupo e disse ao jornal South China Morning Post que nunca tinha passado por algo tão difícil antes.
– A cada dez minutos, nós tínhamos que limpar a neve da barraca, porque, se não, o peso da neve pesada iria destruí-la – afirmou.
Ele também disse que as pessoas tiveram que ficar próximas para se aquecerem no frio congelante.
Outro alpinista, identificado pelo jornal Xiaoxiang Morning Herald apenas como Dong, afirmou que a neve começou a cair na tarde de sábado e que a situação piorou durante a madrugada de domingo (5).
– Nunca vi uma tempestade com tanta neve e relâmpago – disse.
O Everest tem 8,9 mil metros de altura e fica entre a China e o Nepal. A região estava movimentada no final de semana devido ao feriado de oito dias do Dia Nacional da China.
*AE
Leia também1 Guerra em Gaza completa 2 anos com negociação de plano de paz
2 Jojo apresenta defesa no MPRJ e nega agressão em faculdade
3 Após críticas, Toni Garrido fala que mudança foi “brincadeira”
4 Eduardo Bueno afirma não se arrepender de falas sobre Kirk
5 Popó vai às lágrimas e anuncia aposentadoria: "Vergonha"



















