Leia também:
X Capital da Somália é atacada por três carros-bomba

Mais de 2 mil migrantes saem da Cidade México para os EUA

Outros 5 mil vão esperar para partir no sábado

Ana Luiza Menezes - 09/11/2018 17h31

Grupo de migrantes hondurenhos no México Foto: EFE/ Sáshenka Gutiérrez

Nesta sexta-feira (9), mais de 2 mil migrantes da caravana que chegou à Cidade do México no domingo passado partiram para o norte depois que a ONU se negou a oferecer-lhes transporte. Outros cerca de 5 mil centro-americanos esperarão até o sábado para partir.

Representantes do segundo grupo disseram em entrevista coletiva que “não querem ver a ONU nem pintada”. Eles explicaram que estão negociando com as autoridades do metrô da capital mexicana para que lhes deem transporte gratuito e possam partir neste sábado às 17h (horário local, 21h em Brasília).

– Queremos dizer à ONU que já não os queremos ver. Só servem para aparecer e dizer que vão ajudar; mas é fogo de palha, é mentira. Eles não ajudaram em nada – disse um jovem migrante usando um megafone.

Em uma votação realizada na noite da quinta-feira, os migrantes que acampam desde o domingo em um ginásio esportivo da capital optaram por deixar a Cidade do México nesta sexta-feira pela madrugada a pé ou de ônibus.

No entanto, no começo da manhã a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Cidade do México, Nashieli Ramírez, explicou para um grupo de jornalistas que os migrantes modificaram o acordo e vão ficar um dia mais.

De todo modo, mais de 2 mil pessoas, que não concordaram com esta decisão, decidiram deixar o estádio e partiram de madrugada para Querétaro, ao norte da Cidade do México, a fim de prosseguir sua caminhada.

Entre os migrantes que vão ficar um dia mais, existe certo descontentamento pela decisão de ficar, visto que as condições higiênicas do acampamento estão cada vez piores. Darwin, de origem hondurenha e criado em El Salvador, explicou que os que se foram eram na sua maioria jovens ou migrantes com dinheiro para pagar ônibus, enquanto muitas famílias com filhos tiveram que ficar.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Capital da Somália é atacada por três carros-bomba
2 Terrorismo: EI assume autoria do ataque na Austrália
3 Casa Branca teria alterado vídeo para expulsar jornalista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.