Leia também:
X Coreia do Norte irá deportar americano detido em outubro

Mais de 1.100 mulheres foram mortas no Brasil em 2017

Ranking divulgado pela Cepal colocou El Salvador como país com maior incidência de feminicídios

Pleno.News - 16/11/2018 15h26

40% dos casos de feminícidio na América Latina ocorreram no Brasil Foto: Kat J

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) divulgou que 40% dos casos de feminicídio na América Latina aconteceram no Brasil em 2017. De acordo com o órgão vinculado a ONU, dos 2.795 assassinatos contra na região, 1.133 ocorreram no Brasil.

Dos 23 países da América do Sul, El Salvador aparece em primeiro lugar no ranking com 10,2 ocorrências a cada 100 mil mulheres. Honduras, Guatemala e República Dominicana aparecem na sequência. Na Colômbia e no Chile, são contabilizados somente casos de feminicídio cometido por parceiros ou ex-parceiros, o chamado de feminicídio íntimo.

Além do feminicídio íntimo, também existem o sexual sistêmico, em que a vítima é sequestrada e estuprada; e o feminicídio lesbofóbico ou bifóbico, quando a vítima é bissexual ou lésbica e é assassinada como punição sua orientação sexual.

A gravidade da situação fez 18 países latino-americanos modificarem suas leis para que que haja agravamento da pena. No Brasil, a a lei 13.104, criada em 2015, classificou o feminicídio como crime hediondo. Para a Cepal, o maior desafio está na compreensão de todas as formas de violência contra as mulheres. Além questão sexual e de gênero, também estão inseridas as diferenças econômicas, etárias, raciais, culturais, de religião e de outros tipos.

Leia também1 Jovem é morta em casa e filha de 4 anos identifica assassino
2 Merkel discursa pelo fim do antissemitismo e do racismo
3 Fome aumenta pelo terceiro ano seguido na A. Latina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.