Leia também:
X OMS muda nome da varíola dos macacos para mpox por estigma

Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção após 38 anos

Fenômeno desencadeou um série de terremotos no Havaí

Monique Mello - 28/11/2022 17h23 | atualizado em 28/11/2022 17h58

Vulcão Mauna Loa foto: EFE/ Hawaiian Volcano Observatory

O vulcão Mauna Loa, no Havaí, o maior vulcão ainda ativo do mundo, entrou em erupção na noite deste domingo (27), desencadeando uma série de terremotos de baixa intensidade na principal ilha havaiana nesta segunda-feira (28), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A última vez que ocorreu o fenômeno foi em 1984.

Autoridades informaram que a erupção começou na caldeira do cume do Mauna Loa — cerca de 20 mil metros acima da base —, dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí.

– Neste momento, os fluxos de lava estão contidos na área do cume e não ameaçam as comunidades nas encostas. Os ventos podem carregar gás vulcânico e possivelmente cinzas finas – informou o serviço geológico.

Segundo o USGS, a atividade vulcânica no pico do Mauna Loa continua e as ondas de lava são visíveis de Kona, cidade localizada a cerca de 56 quilômetros do vulcão. Há ainda a possiblidade de ventos carregarem gás vulcânico e cinzas para locais com moradores.

O nível de alerta está em “alerta vermelho”, e as entradas ao cume foram restritas. O Observatório de Vulcões do Havaí está fazendo o monitoramento.

– Com base em eventos anteriores, os estágios iniciais de uma erupção do Mauna Loa podem ser muito dinâmicos, e a localização e o avanço dos fluxos de lava podem mudar rapidamente – informou o USGS.

Conforme noticiou a rede de televisão NBC, as autoridades já vinham alertado há semanas sobre a possibilidade de uma erupção, devido a um pico recente de terremotos no cume do Mauna Loa.

O Mauna Loa, que significa “montanha longa”, além de ocupar uma imensa superfície de largura, aproximadamente 5.100 km² e 120 km de extensão, e além de subir até 4.169 metros acima do nível do mar, sua base está a cerca de 5 mil metros abaixo do nível do mar.

Leia também1 Humanos poderão viver na Lua ainda nesta década, diz Nasa
2 Catar é o 18º país no mundo que mais persegue cristãos
3 221 militares da reserva emitem nota sobre atos nos quartéis
4 Entenda os riscos de necrose no nariz após rinomodelação
5 Atenção aos pais! Pastora Talitha Pereira faz alerta sobre filme

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.